Na última classificação do ano… deu Vettel mais uma vez!

Publicado: 13/11/2010 por Mari Espada em Formula1, Notícias
Tags:, , , ,

Após uma longa temporada, repleta de altos e baixos como uma montanha-russa, nós chegamos ao último treino classificatório de 2010. E como já era de se esperar, a Red Bull dominou o sábado mais uma vez e fez sua décima quinta pole position!

E o touro vermelho que levou a pole foi Sebastian Vettel, com o fantástico tempo de 1:39.394.

Q1

Com todos na pista de pneus duros, a primeira parte da classificação foi tranqüila.

Sendo que a única surpresa que trouxe foi a excelente volta de Rosberg, garantindo-lhe a segunda colocação faltando pouco tempo para o término do Q1, o que mostra que os fortes motores Mercedes fazem a diferença na longa reta do segundo setor.

A McLaren garantiu o bom desempenho que vinha demonstrando durante os treinos livres. Aos 14 minutos do Q1, Hamiton conseguiu baixar o seu tempo do FP3 na casa dos 41 segundos, com Button quase um segundo atrás.

Aos 12 minutos a Ferrari baixou o tempo com Alonso na casa dos 40 segundos. Mas permaneceu pouco tempo na primeira colocação, pois logo Hamilton o superou, e este em seguida foi superado por Vettel.

Porém faltando 4 minutos Alonso fechou nova volta, garantindo a primeira colocação do Q1, e assim andando a frente de Vettel pela primeira vez neste final de semana.

Q2

A segunda parte da classificação foi mais agitada, e não inovou ao trazer a mesma surpresa do Q1: Rosberg, que fechou o terceiro tempo mantendo a casa dos 40 segundos.

A zica do Q2 foram as Renaults, pois inacreditavelmente Petrov manteve-se à frente de Kubica, e com isso o russo conquistou seu ingresso para o Q3, deixando seu companheiro de equipe para trás.

Aos 11 minutos do Q2 Alonso fechou o primeiro tempo, que ainda estava mais alto que o tempo conquistado por ele no Q1, e Massa seguiu 5 décimos atrás com o segundo tempo. Porém nos próximos minutos da classificação, Button veio para bater o tempo das Ferraris, fazendo 1:40.156, o tempo mais rápido da classificação até aquele momento.

Mas as Red Bulls voadoras ainda não tinham pisado na pista durante Q2. Então aos 7 minutos Vettel fechou o melhor tempo do final de semana, com 1:39.874, ainda mais rápido do que o tempo que viria a ser conquistado por seu companheiro Webber durante o Q3.

Quando os cronômetros marcavam 2 minutos para o término da segunda parte da classificação, Hamilton finalmente abriu sua primeira volta rápida. Porém Massa o fechou, quase provocando uma batida, e fazendo Hamilton atacar a área de escape e estourar uma câmera que estava ali posicionada.

Após o incidente, Hamilton abriu nova volta e conquistou o segundo tempo com 1:40.119, sendo em seguida superado por Button em segundo e Webber em terceiro.

Q3

Eis que foi iniciada a terceira parte da última classificação do ano, acelerando os corações de pilotos e torcedores.

Logo todos foram à pista, calçados de pneus macios. Aos 6 minutos Button conseguiu baixar seu tempo para a casa dos 39 segundos, marca só alcançada até então por Vettel no Q2, mas logo foi superado por seu companheiro Hamilton em 4 décimos.

Aos 3 minutos Webber fecha sua volta ainda na casa dos 40 segundos, mantendo-se na quarta colocação. Sendo que somente em sua última volta Webber conseguiu baixar o tempo para 1:39.925.

Enquanto isso Vettel conquistou o melhor tempo do final de semana, fazendo 1:39.394 com um excelente terceiro setor. Este tempo não seria batido por mais ninguém, assim garantindo-lhe a pole position em Abu Dhabi.

Com o cronômetro já zerado Hamilton baixou seu tempo em quase dois décimos, garantindo o segunda colocação do final de semana. E Alonso supera Button, fechando assim os três primeiros colocados para o grid de largada no circuito de Yas Marine amanhã.

Dessa forma, se ocorrer novamente a procissão do ano passado, veremos Alonso conquistar seu tri-campeonato.

Mas eu, particularmente, estou torcendo para que a profecia não se concretize e que o campeonato não termine neste sábado em Abu Dhabi.

Quero ver muita briga na pista amanhã, mesmo que seja apenas nas primeiras voltas, quando os carros estiverem andando mais próximos uns dos outros. E com a voadora Red Bull quase 3 décimos mais lenta que a McLaren no segundo setor da pista, poderemos assistir grandes ultrapassagens impulsionadas pelos motores Mercedes e pela nova asa traseira dos ingleses.

Mas uma coisa é fato, qualquer um que ganhar o campeonato será merecido! Pois estão todos lutando com unhas e dentes para manter-se na briga e conquistar o título de campeão mundial.

Então que venha a última corrida do ano!!!

Já estou ficando com saudades dessa incrível temporada que acompanhamos em 2010…

comentários
  1. Alex-Ctba disse:

    Alonso, lado limpo da pista, campeão…

    • Hamilton, lado sujo e a frente de Alonso, uhmm, sei não, os amores desses dois nunca dá certo.

      Mas acho que a largada deve ser limpa, sem enroscos.

      O WDC está aberto, pode dar qualquer um dos três que estão na disputa, mas como disse ontém no post do The Joker, Hamilton será um fiel da balança.

      só não entendi porque a Red Bull usou apenas um set de pneus macios, deu 3 voltas rápidas e não mais, alguem sabe se vão ser duas paradas amanhã?

      Se for, ok, entendi.

      Se não for, fizeram merda, e merda da grande, principalmente que Webber errou na primeira tentativa de volta rápida e deve ter lixado seus pneus, assim tirou ele de qualquer chance de lutar por posições melhores, mas diga-se, o aussie amarelou, bradou a temporada toda que estava sendo preterido, na hora que a equipe vai trabalhar por ele faz essa merda, oooooo, Webber, vai chorar em outras bandar, tá parecendo gente que eu conheço.

      • WILSON TORNIQUETE disse:

        cê tá bom de palpite chefia.
        largada sem enroscos.
        vettel dispara com hamilton a persegui-lo por algumas voltas, depois fica na dele.
        alonso vai se concentrar em manter a terceira posição que tará de bom tamanho.
        webber que tá numa enrascada. tem que pensar ganhar posições e não deixar alonso fugir na frente, só que ele estará numa posição do grid que vem atraás dele: schumacher, rosberg, petrov (naõ coloquei o spagueti porque ele não atrapalha ninguem)

        Abu dabi apesar das duas retas nao oferece muitas emoções quanto a ultrapassagens.

        Não adianta mais querer colocar os tres como postulantes ao título.
        Alonso tá com uma mão no caneco.

        O desgaste de pneus é grande mesmo em abu dabi e de fato como tatica vettel e webber terão a disposição um jogo pneus macios, mas será um risco grande.

        Os pneus duros podem não chegar até o fim da corrida entaõ redbull deve apostar nisso. Para quem está ali na frente ate´pode ser, mas imagine de repente o webber em quinto, sexto lugar tendo que disputar posições com outros carros no decorrer da prova? dará uma emoção no fim, mas conseguirá recuperar posições? ele só tem um objetivo, ganhar a prova e ficando pra trás na largada ele pode esquecer qualquer tática.

  2. André disse:

    O Hamilton ficou apenas 0,031 milésimos do Vettel. Torço para que o Button e o Webber passem o Alonso na largada. Seria muito decepcionante ver o Alonso campeão.

  3. André disse:

    Eles vão punir o Hamilton para ajudarem o Alonso. Podem apostar!

    • WILSON TORNIQUETE disse:

      se punirem o hamilton, melhor, mas não precisa deixa ele ali pensando que vai ganhar.
      o vettel também vai acelerar feito um louco na esperança de de repente o alonso chegar em quinto.

      Desespero? o webber, esse vai fazer lambança.
      tem que recuperar terreno na largada, vem gente atras dele (é uma area da largada muito perigosa, sempre vem gente lá de trás disposto a tudo, tipo schumacher, rosberg,petrov – sim porque o massa nem pra incomodar adversario serve atualmente)

      O alonso tá com uma mão no caneco.
      ri um bocado hoje com o galvaõ e a turma dele.
      tudo apostando no vettel pra pole, o que não é novidade e torcendo pelo webber e já colocando alonso e massa em quinto e sexto.
      Alonso determinado que é, e raçudo foi lá e pau……….
      ficou atrás de quem dava e na frente de quem precisava.

      Tri a vista
      ano que vem o tetra pra raiva da imensa nação piloto de autorama e spaguetti.

  4. Bruno disse:

    Impressionante é como o Barrichello consegue andar no mesmo ritmo do Massa, apesar da grande diferença entra os carros.

  5. Anderson Dorneles disse:

    Olá,

    Ja que todo mundo ta apostando. Aposto no hamiltom e vettel se enroscando ja na primeira volta, e alonso livre pra ganhar mais 1 corrida.

    Ja ia me esquecendo, seria uma aposta pouco provável, mais é oq se espera dele, principalmente com o seu Todo poderoso chefe marcando presença em abu dhabi, “o motezemolo”, ele espera que o massa de alguma forma passe o Webber, ou que pelo menos tente, ou que se enrosquem e saiam os dois, acho q ele fazendo isso ganha um contrato para …, o ano q vem, ja que o Kubica ta disponível no mercado.

    Abraço

    • Anderson Dorneles disse:

      Olá,

      Só corrigindo:

      “acho q ele fazendo isso ganha um contrato para …, o ano q vem, ja que o Kubica ta disponível no mercado.”

      Contrato ele ja tem, oq eu quis dizer é q ele fazendo o jogo de equipe que se espera dele, ele não ganhe de presente de natal uma “recissão”, isso sim é possivel.

      Abraço

  6. Mari Espada disse:

    Por falar em Abu Dhabi, altos e baixos, montanha-russa, Ferrari…
    Vejam esse vídeo do Massa e do Alonso no parque temático da Scuderia. É muito legal!!!

    • fernando-ric disse:

      Só assim pro Massa andar junto com o Alonso

      • Sirlan Pedrosa disse:

        Essa foi boa Fernando…

      • Marcelo Brum disse:

        Eu achei engraçadíssima a cara de medo que o indefectível Alonso fez na arrancada do carrinho. Por instantes achei que ele ia “chamar o hugo”… (kkkkkk)

  7. Daniel Lima disse:

    Vettel fez a parte dele,já Webber mostrou pq é segundo piloto,agora o titulo tá nas mãos do Alonso.

    Só sei que amanha vou dar uma secada legal no paella!!

    • WILSON TORNIQUETE disse:

      vai ficar só na secaçao daniel, só na secaçao

      el fodon de las asturias com uma mão inteira no caneco.
      Determinaçao dele fim de semana toda era ficar a frente do webber, ainda teve ajuda das mclarens. Não precisa fazer nada especial.

      DEixar tião alemão disparar na frente, pilotinho autorama seguindo o mesmo e ele alonso ali em terceiro enquanto webber terá que remar muito.
      Ou seja, vettel não vai fazer jogo de equipe.
      Webber ainda estara numa posição muito ruim com gente de trás querendo surpreender tipo shumacher, rosberg, petrov – pode dar algum enrosco (o massa coitado nem pra incomodar alguem serve)

      Alonso quase tri, rumo ao tetra ano que vem.
      quer apostar desde já lima?
      ou vai deixar o ano todo desenrolar para depois ver os problemas, as conjecturas, etc e tal as desculpas e ver o espanhol lá na frente disputando outro título????

      Imagina o spaguetti taglarini ano que vem tentando ser o piloto querido da equipe: ” este ano eu vou disputar o título né montezemolo?”
      Montezemolo: sim, claro felipe.
      e ele complementa: Felipe voce tinha problema aquecimento dos pneus, no é vero?
      Felipe: sim, claro.
      Montezemolo: mas tinham o mesmo equipamento, não é verdade.
      Felipe: em principio, sim, mas……
      Montezemolo: então faz assim, vamos disputando o campeonato e lá na frente a gente vê quem está na frente.
      Felipe: claro, concordo. Afinal eu não tive um bom ano e alonso mesmo assim conseguiu mais um título.
      e emenda:
      mas e aquela clausula de preferência pelo espanhol, vai continuar existindo?
      Montezemolo: sabe como é né Felipe, contratos são contratos.

  8. sandro disse:

    Muita pressão da Ferrari em cima de Massa para ultrapassar Webber na largada, para ajudar Alonso.
    Massa está desesperado para mostrar uma boa performance, para amenizar o mal campeonato que está realizando.
    Por isso, acho que a chance de um contato entre Massa e Webber na largada não é nem um pouco pequena…

  9. Vitor, o de Recife disse:

    É, a Red Bul não está mesmo com aquela bola toda em Abu Dhabi. Se formos considerar que os touros vermelhos costumam ser mais dominantes em classificações do que em ritmo de corrida, Sebastian Vettel vai ter que suar muito para faturar a prova amanhã.

    E Alonso está muito bem posicionado, se sobreviver à largada, vai conduzir com todo o cuidado e levar seu terceiro título.

    Outras classificações dignas de nota: Barrichello, a apenas um décimo da Ferrari de Massa; e Petrov, que conseguiu bater o Kubica. Ô russinho imprevisível esse…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s