Treinos de novatos: o futuro da F1 já está nas pistas.

Publicado: 16/11/2010 por Vitor, o de Recife em Artigos, Formula1
Tags:, ,

Daniel Ricciardo, o mais rápido nos treinos de terça.

Com os testes cada vez mais restritos a F1, os treinos livres que acontecerão nesta terça e quarta-feira serão a chance de ouro para pilotos que tentam ingressar na categoria. Não é exagero dizer que o futuro da categoria correrá nesta semana. Confira um breve perfil dos novos nomes da F1.

As equipes confirmaram os jovens pilotos que testarão seus carros. Confira a lista e a escala com os pilotos a preencherem os cockpits. Os últimos nomes confirmados foram os do checo Josef Král e o italiano Davide Valsecchi, ambos da GP2 e que revezarão com o campeão desta categoria, Pastor Maldonado, nos cockpits da Hispania. Aliás, o venezuelano testará também pela Williams, equipe da qual deve ser titular; do mesmo modo, o belga Jerome D’Ambrosio também treinará por duas equipes: Virgin e Renault. Confira o perfil de cada piloto.

Red Bull

Daniel Ricciardo, australiano, 21 anos. Mais um piloto do programa de formação da Red Bull. Em 2010, competiu na World Series, conquistando o vice-campeonato. Foi o piloto que mais venceu na temporada, com quatro vitórias.

 

McLaren

Oliver Turvey, inglês, 23 anos, piloto da GP2 correndo pela iSport. Terminou na 6ª colocação. Teve carreira de destaque no kart.

Oliver Turvey estreando em um F1.

Gary Paffet, inglês, 29 anos. Sólida carreira no DTM, onde foi campeão em 2005, vice em 2004 e 2009, atualmente na 3ª colocação do campeonato corrente. Sempre correu na categoria pela Mercedes, o que lhe abriu as portas para McLaren; é piloto de testes do time de Working desde 2006.

 

Ferrari

Jules Bianchi: aposta da Ferrari para o futuro.

Jules Bianchi, francês, 21 anos. Competiu na GP2 pela ART, de Nicolas Todt, que, assim como Felipe Massa, é o seu empresário. Depois de participar de testes promovidos pela Scuderia para novos talentos no circuito de Jerez, suas ligações com a equipe foram estreitadas e Bianchi foi confirmado recentemente como piloto de testes da equipe para 2011.

 

Mercedes

Sam Bird com a Mercedes.

Sam Bird, inglês, 23 anos. Piloto da GP2 correndo pela ART. Terminou o campeonato na 5ª colocação. Foi terceiro colocado no tradicional Grande Prêmio de Macau em 2009, vencido pelo italiano Edoardo Mortara.

 

Renault

Jerome D’Ambrosio, belga, 24 anos. Piloto da GP2 correndo pela DAMS. Iniciou o ano como piloto reserva da Renault, mas nas etapas finais do campeonato participou de treinos livres pela Virgin, no lugar de Lucas di Grassi. É fortemente apoiado por Eric Boullier, chefe da Renault.

Aleshin: mais um russo se aproxima da F1.

Mikhail Aleshin, russo, 23 anos. Campeão da World Series com três vitórias.

 

Williams

Pastor Maldonado, venezuelano, 25 anos. Campeão da GP2 pela Rapax. Conta com forte apoio da petroleira PDVSA, estatal venezuelana. E este aporte financeiro seria o responsável pela segunda vaga da Williams, segundo reportou o site Grande Prêmio. O plano B do venezuelano seria a nanica Hispania, equipe pela qual também testará.

Dean Stoneman, hoje pela manhã.

Dean Stoneman, inglês, 20 anos. Campeão da recém nascida F2 correndo pela equipe Silver Lining. Os carros desta categoria foram construídos pela Williams.

 

Force India

Yelmer Buurman, 23 anos. Holandês de currículo discreto que compete na Superleague desde 2008, ano que conseguiu o melhor resultado de sua carreira: o vice campeonato da estranha categoria. Correu este ano pelas cores do Milan.

Félix da Costa: nova esperança portuguesa para F1.

Antônio Félix da Costa, português, 19 anos. Piloto da F3 Européia pela Motorpark Academy. Terminou o campeonato na 7ª colocação, com três vitórias. Prmeiro piloto luso a andar em um F1 desde Tiago Monteiro, atualmente no WTCC.

Paul di Resta, escocês, 24 anos. Piloto da Mercedes no DTM, onde ocupa atualmente a 2ª colocação. É o atual reserva da Force India, pela qual testou em alguns treinos livres durante a temporada e favorito à vaga de titular em 2010.

 

Sauber

Sergio Pérez, mexicano, 20 anos. Piloto da Barwa Addax na GP2, categoria pela qual se sagrou vice-campeão neste ano. Confirmado comoe titular da Sauber em 2011 graças ao poderoso apoio da Telmex.

Gutiérrez: Sauber abre as portas para os pilotos mexicanos na F1.

Esteban Gutiérrez, mexicano, 19 anos. Campeão da GP3 pela ART. Seu primeiro contato com um F1 se deu em 2009 pela BMW como um prêmio pela conquista do campeonato da F-BMW europeia. Será o terceiro piloto da Sauber em 2011.

 

Toro Rosso

Jean-Eric Vergne testará nos dois dias pela Toro Rosso.

Jean-Eric Vergne, francês, 20 anos. Campeão da prestigiosa F3 Britânica pela tradicional Carlin. Ainda em 2010, disputou as seis últimas rodadas da World Series no lugar do neozelandês Brendan Hartley, dispensado pela Red Bull. Neste curto período, conseguiu resultados impressivos: uma vitória e mais três pódios. Outro resultado significativo de sua carreira foi a segunda colocação no Grande Prêmio de Macau da F3 em 2009. É mais um talento apoiado pela Red Bull.

 

Lotus

Rodolfo González, venezuelano, 24 anos. Mais um piloto amparado pelos petrodólares da PDVSA. Correu na GP2 pela Arden, tendo como melhor resultado um quarto lugar. Terminou o campeonato na 21ª colocação.

Rodolfo González: mais um piloto PDVSA.

Vladimir Arabadzhiev, búlgaro, 30 anos. Correu na Gp2 pela Coloni, mas não completou a temporada e saiu do campeonato sem pontuar. Terminou em 29º no campeonato.

 

Virgin

Jerome D’Ambrosio.

Luiz Razia, brasileiro, 21 anos. Companheiro de Pastor Maldonado na GP2. Fez uma temporada ruim, com seis abandonos, tendo como melhores resultados três pódios. Conquistou a 11ª colocação do campeonato. Foi campeão da F3 Sul Americana em 2006 e piloto de testes da Virgin em 2010.

Rio Haryanto, o piloto mais jovem dos testes de novatos.

Rio Haryanto, indonésio, 17 anos. Quinto colocado da GP3 em 2010 pela Manor Racing. Conquistou uma vitória e dois pódios na categoria.

 

Hispania

Pastor Maldonado.

Maldonado: amanhã, será de Williams.

Josef Král, checo, 23 anos, piloto da GP2 pela Super Nova. Não competiu a temporada completa por sofrer um acidente em Valência, o que lhe valeu duas vértebras quebradas. Retornou na última etapa em Abu Dhabi, onde curiosamente conquistou os melhores resultados na categoria: oitavo na primeira prova e quinto na segunda conquistando os três pontos que o colocaram na 24ª colocação do campeonato.

Davide Valsecchi, italiano, 23 anos. Competiu na GP2 pela iSport. Foi campeão da GP2 asiática com três vitórias. No campeonato regular, foi o oitavo colocado, com uma vitória conquistada na última corrida da temporada.

 

A escala das equipes para os testes é a seguinte:

Red Bull-Renault
Terça-feira: Daniel Ricciardo (AUS)
Quarta-feira: Daniel Ricciardo (AUS)

McLaren-Mercedes
Terça-feira: Oliver Turvey (GBR)
Quarta-feira: Gary Paffett (GBR)

Ferrari
Terça-feira: Jules Bianchi (FRA)
Quarta-feira: Jules Bianchi (FRA)

Mercedes GP
Terça-feira: Sam Bird (GBR)
Quarta-feira: Sam Bird (GBR)

Renault
Terça-feira: Mikhail Aleshin (RUS)
Quarta-feira: Jérôme d’Ambrosio (BEL)

Williams-Cosworth
Terça-feira: Dean Stoneman (GBR)
Quarta-feira: Pastor Maldonado (VEN)

Force India-Mercedes
Paul di Resta (GBR)
Yelmer Buurman (HOL)
Antonio Félix da Costa (POR)

Sauber-Ferrari
Sergio Pérez (MEX)
Esteban Gutiérrez (MEX)

Toro Rosso-Ferrari
Terça-feira: Jean-Eric Vergne (FRA)
Quarta-feira: Jean-Eric Vergne (FRA)

Lotus-Cosworth
Terça-feira: Rodolfo González (VEN)
Quarta-feira: Vladimir Arabadzhiev (BUL)

Virgin-Cosworth
Terça-feira, manhã: Rio Haryanto (INA)
Terça-feira, tarde: Jérôme d’Ambrosio (BEL)
Quarta-feira: Luiz Razia (BRA)

Hispania-Cosworth
Terça-feira: Pastor Maldonado (VEN)
Quarta-feira: Josef Král (CZE), Davide Valsecchi (ITA)

Resultados dos treinos de terça:

Pos. Piloto Equipe Melhor volta
1 Daniel Ricciardo Red Bull 1m39.616s
2 Oliver Turvey McLaren 1m40.725s
3 Antonio Felix da Costa Force India 1m41.381s
4 Esteban Gutierrez Sauber 1m41.432s
5 Dean Stoneman Williams 1m41.522s
6 Mikhail Aleshin Renault 1m42.073s
7 Jean-Eric Vergne Toro Rosso 1m42.489s
8 Paul di Resta Force India 1m42.736s
9 Sam Bird Mercedes 1m42.985s
10 Jerome D’Ambrosio Virgin 1m43.518s
11 Pastor Maldonado HRT 1m43.750s
12 Jules Bianchi Ferrari 1m43.894s
13 Rodolfo Gonzalez Lotus 1m44.924s
14 Rio Haryanto Virgin 1m49.439s
comentários
  1. Allan Wiese disse:

    Curioso que o tempo do Daniel Ricciardo foi menor do que o de Webber no Q3. E o de Maldonado foi menor do que o de Bruno Senna no Q1…

  2. Mari Espada disse:

    Vitor, parabéns pelo texto.
    Me senti em uma máquina do tempo, olhando para o futuro da F1… Que demais!!! =D

    O único problema é que agora eu fico “me roendo” de ansiedade para ver esses meninos na pista! Hehehe.

    Beijos!

  3. Fernando Kesnault disse:

    Se observarem bem, não tem nenhum brasileiro entre os “novatos” sinal de que daqui há pouco não teremos nenhum representante…se bem que só tamos tendo pilotos merdas também, melhor sem do que tendo 4 merdas como atualmente.

  4. Felipinho disse:

    tudo bem que são apenas testes.. mas o piloto da Ferrada ficou entre a HRT, Lotus e Virgin?

    Belo futuro..

  5. Will disse:

    Não liguem para os tempos, óbvio que há diferenças de set-up, não há a necessidade de seguir regras de peso…

    O que vale é conhecer os nomes e, claro, torcer!

  6. António Guimaraes disse:

    Força Formiga (Félix da Costa)!
    Este menino impressiona em todas as categorias onde passa.
    Nunca mais é tempo de ver mais um portugues na F1. Que pena a falta “tal € nto” para lá entar alguem.

    • Mari Espada disse:

      Apoiado António!
      Eu adoraria ver um querido portuga na F1!!! =)

      • António Guimaraes disse:

        E acredita que temos bons valores no automobilismo português, falta é o dinheiro para eles poderem competir.
        Assim de repente lembro-me de 3 bons valores: António Felix da Costa, Filipe Albuquerque e o Alvaro Parente.. ;)

      • Mari Espada disse:

        Que maravilha António! Conte-me mais sobre o automobilismo portuga…
        Sou apaixonada pelo seu país desde que aí estive, sou descendente de portugueses e minha irmã vive em Almada. Então a minha ligação com essa terrinha é muito forte!

        E força as pilotos portugas!!! =D

        Beijos!

  7. António Guimaraes disse:

    Nós temos pilotos com valor mas que ficarao sempre para tras devido á falta do tal “empurraozinho”, que é a falta de um bom patrocinador.. Além dos 3 pilotos que mencionei antes, temos o caso nos rallies, do Armindo Araujo que é bi-campeão mundial no agrupamento de produção e que nunca disputará o WRC porque lhe falta ter um bom patrocinador, para o tal “empurraozinho”..
    Bj

    • Vitor,o de Recife disse:

      Não só pilotos como circuitos, Antônio. É um crime que Portimão ou mesmo Estoril estejam de fora do calendário em prol de pistinhas sem vergonha como Abu Dhabi

      • António Guimaraes disse:

        Sem duvida. Portimão é uma pista espetacular, e isso viu-se quando a GP2 correu cá.. O Estoril apesar de precisar de umas obras de melhoramento, dá 15 a 0 a certas pistas que estão no calendário destes anos.. Infelizmente não há dinheiro para trazer a F1 até cá.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s