Testes em Yas Marina, Massa é o mais rápido do dia. Atualizado.

Publicado: 19/11/2010 por Claudemir Freire em Notícias
Tags:, , ,

Red Helmet, Massa lidera os treinos desta sexta.

Vettel dominou a primeira sessão de treinos, com Felipe Massa logo atrás a apenas 5 centésimos, mesmo assim o tempo do alemão é quase um segundo e meio mais lento que o tempo da pole na semana passada. Mas a tarde o brasileiro deu o troco e ficou com a primeira posição da tabela dos treinos.

O que não quer dizer nada, nem mesmo a título de comparação com os tempos dos novatos durante a semana, pois estão de novos pneumáticos e há ainda um grande caminho a percorrer até conhecer o máximo dos compostos da Pirelli, para aí sim tirar o tudo que eles podem oferecer.

Nem mesmo o claudicante Felipe Massa pode se alegrar em estar a frente dos tempos da Red Bull, nem dizer que já sente grande diferênça no carro, por mais que seja esse o desejo do piloto é muito cedo para definir.

No treino da manhã Vettel foi o mais rápido, andando 34 voltas e fazendo o tempo de 1.40.861, tempo pior que o seu da pole que lhe rendeu o título no domingo passado, mas como os engenheiros da Pirelli destacaram que não havia motivos de comparações de desempenho entre seus compostos e os da Bridgestone, por não ser exatamente essa borracha que estará a disposição das equipes nos treinos de inverno de 2011, esse tempo do alemão não reflete o verdadeiro potêncial dos pneus italianos.

Mas desde então deve deixar uma pontinha de decepção nos italianos, que gostariam de bater os tempos dos japoneses logo de cara e criar um marketing rápido e singular.


No treino da tarde, Felipe Massa fez um tempo razoável, melhor que o seu na classificação de sábado com os pneus bridgestone, vale ressaltar também que não há motivos de festa por parte do brasileiro, afinal, com 94 voltas o aquecimento dos pneus viriam em elgum momento e ele poderia virar um tempo melhor, seu problema estava em aquecer os compostos em 2 ou 3 voltas lançadas, o mesmo que afetou, mas de certa forma muito menos Fernando Alonso.

Agora é esperar para ver as considerações, se é que vai haver, dos pilotos e equipes sobre o pneus italianos, feitos na Turquia, qual o grau de qualidade que chegam e se vão ser melhores que os japoneses.

Uma coisa é certa, a enfadonha regra de usar dois compostos vai ser usada em 2011, o discurso da Pirelli de deixar as equipes escolherem entre quatro tipos de pneus e fazer sua estratégia foi deixada de lado até então. Amanhã tem mais treinos com Alonso na pista, vamos ver o que faz o rapaz lamurioso.

Para acompanhar os treinos deste sábado clique aqui, dica do blogueiro Tomás.

Anúncios
comentários
  1. Seguindo a linha gossip season.

    A Lotus Car anunciou que irá fornecer motores para Indy em 2012, ok, e daí.

    Quem vai fábricar esse motor, já que a Ilmor de Roger Penske vai fazer o Chevrolet e já faz o Honda.

    Sobra a Cosworth de Kevin Kalkhoven, dono da KV, mas acho improvável.

    Então entra em cena a Renault, que está flertando com a venda de motores para a entrada da Lotus Car na F1 em 2011 e já fornece para os carros de rua da marca.

    Olha a Genii subindo no telhado, vamos jogar pedra na Genii.

  2. Fernando M. disse:

    Curioso o fato de quase todas as equipes estarem com seus pilotos oficiais e a Mclaren não…
    Atenção especial à mercedes, que deve estar testando traquitanas Ross Brawn já aliado aos pneus Pirelli. Embora a Pirelli já tenha afirmado que esses compostos irão mudar muito até o início da temporada, acredito que o Brawn vai ter muita informação interessante….
    O Barrichello vai correr os dois dias, diferentemente do que a Willians tinha dito anteriormente, já que ele iria dividir os treinos com o Hülkenberg… Mas como ele foi dispensando…

    E bem a verdade, esses dados são só valiosos para a equipe no momento, em matéria de comparação de tempos entre pilotos de nada server porque efetivamente não sabemos os acertos do carro, se muito ou pouco combustível, que equipamentos estão testando….

    • Fernando, o que pode mudar nos pneus daqui até o início dos testes de inverno é em relação a borracha, mais dura ou mais mole.

      E estrutura dos pneus vai ser essa, salvo algum problema de segurança.

      Então Ross Brawn pode mesmo estar testando suas traquitanas, sabendo que a variação será pequena.

    • Mari Espada disse:

      O meu Miltinho e o Buttinho já devem estar curtindo as férias…
      Eles merecem descansar, né gente? Hehehe. =P

  3. Massa tentando tirar a uruca, ou imitando o Red Baron Michael Schumacher?

    Massa com o capacete tradicional.
    Massa com o capacete tradicional

    Massa com o capacete todo vermelho, nem mesmo a grafitismo do seu tradicional.
    Massa com o capacete todo vermelho, nem mesmo a grafitismo do seu tradicional.

    Ou seria apenas um teste da marca Schubert?
    Ou seria apenas um teste da marca Schuberth?

  4. Allan Wiese disse:

    No blog fasterf1.wordpress.com a Julianne levanta uma questão interessante em relação à McLaren não ter escalado seus pilotos titulares para esses primeiros testes com os novos pneus: os pilotos não são confiáveis para passar informações e a equipe prefere confiar nos dados de suas simulações (que virão a partir dos dados repassados pelos seus pilotos de testes)…

    • Não creio nisso.

      Paffet não tem a mesma sensibilidade dos pilotos que andaram com esse carro o ano todo e tem o conhecimento exato do comportamento dos pneus bridgestone. Então é no mínimo estranho dizer isso, mas de qualquer maneira a equipe deve ter outras razões para não escalar a dupla titular. E a única que me vem a cabeça é a questão das férias.

    • Allan Wiese disse:

      Exato. Eu acho pouco provável que pilotos com 4 e 9 temporadas de F1 não saibam passar informações confiáveis.
      A justificativa da McLaren é que os parâmetros de pneus vão mudar bastante e não faz sentido manter os pilotos trabalhando depois de uma temporada desgastante como essa…

      • Will disse:

        Eui acredito mais em férias merecidas de 2 campeões…

        Afinal de campeão na pista, só o Vettel.

      • Allan Wiese disse:

        Sim, as férias são merecidas!

        Mas tem Alonso e Schumacher amanhã…

    • Mari Espada disse:

      Informação interessante? Para mim parece sem sentido… Qual é a fonte?
      Para mim a explicação mais plausível é simples: FÉRIAS!

      • Tomás Motta disse:

        Explicação plausível férias, Mari?

        No…

        Button explicou o motivo da escolha da McLaren em não levar ele e Lewis aos testes:

        “Eu queria fazer o teste, mas a equipe disse ‘realmente não achamos que seja o momento certo para você testar os pneus porque eles vão mudar muita coisa. É que o pneu vai mudar muita coisa antes de podermos fazer alguns testes propriamente sérios com o novo carro e obter informações úteis.”- Button’.

      • Mari Espada disse:

        É plausível sim… no sentido de aceitável.
        Mas pelo jeito não é a explicação oficial e verdadeira, não é?

        Valeu pela informação! Onde tem a entrevista original com o Button?

        Beijos!

      • Allan Wiese disse:

        Sim Mari. Eu também acho que é férias. Só levantei por aqui pra ver o que o pessoal achava disso. Já ouvi falar por aí que Lewis e Jenson não são bons acertadores (eu discordo), então nada impede que a equipe chame outros pilotos para pegarem os primeiros dados e impressões. Mas como eu disse par ao Claudemir, pouco provável que essa seja a “desculpa” para dar férias a dois pilotos do nível de Lewis e Jenson e usar pilotos de testes que não podem testar e não tem tanto contato com os bólidos para entender tão bem quanto os titulares as reações do carro.

      • Tomás Motta disse:

        tinha visto no Grande Prêmio Mari, e copiei lá pro blog, mas não sei a matéria exata. Bjs!

  5. Allan Wiese disse:

    E vamos dizer uma coisa: esses pneus Pirelli, com os detalhes em amarelo vivo, ficaram uma beleza nos Renaults:

  6. Fernando Piccione disse:

    Pessoal desculpe a ignorancia ou preguica,
    Mas os testes seguem ateh domingo ?
    Vcs tem por acaso a escala de pilotos e equipes ?
    Obrigado
    FP

    • Só hoje e amanhã Fernando.

      Pilotos não tenho todos, mas vamos lá os que eu sei.

      Os dois dias.

      Vettel
      Paffet
      Barrichello
      Maldonado
      Glock

      Os demais eu não sei…

    • Fernando M. disse:

      Sexta 19 Sábado 20
      Red Bull Vettel Vettel
      McLaren Gary Paffett Oliver Turvey
      Ferrari Massa Alonso
      Mercedes Nico Rosberg Schumacher
      Renault Kubica Kubica
      Williams Barrichello Barrichello
      Force India Sutil, Liuzzi e Paul di Resta
      Sauber Kobayashi Kobayashi (am), Sergio Perez (pm)
      Toro Rosso Alguersuari Buemi
      Lotus Kovalainen e Trulli não definidos
      HRT Pastor Maldonado Pastor Maldonado
      Virgin Timo Glock e di Grassi não definidos

  7. Tomás Motta disse:

    Dou uma ajuda:

    Programação dos testes:

    Red Bull:

    Sexta: Sebastian Vettel
    Sábado: Sebastian Vettel
    McLaren:

    Sexta: Oliver Turvey
    Sábado: Gary Paffett
    Ferrari:

    Sexta: Felipe Massa
    Sábado: Fernando Alonso
    Mercedes:

    Sexta: Nico Rosberg
    Sábado: Michael Schumacher
    Renault:

    Sexta: Robert Kubica
    Sábado: Robert Kubica
    Williams:

    Sexta: Rubens Barrichello
    Sábado: Rubens Barrichello
    Force India:

    Sexta: Adrian Sutil e Paul di Resta
    Sábado: Vitantonio Liuzzi
    Sauber:

    Sexta: Kamui Kobayashi
    Sábado: Kamui Kobayashi (manhã), Sergio Pérez (tarde)
    Toro Rosso:

    Sexta: Jaime Alguersuari
    Sábado: Sebastien Buemi
    Lotus:

    Sexta: Heikki Kovalainen
    Sábado: ? (Provavelmente Jarno Trulli)
    Hispania:

    Sexta: Pastor Maldonado
    Sábado: Pastor Maldonado
    Virgin:

    Sexta: Timo Glock
    Sábado: ? (Provavelmente Lucas di Grassi)

    pra acompanhar ao vivo, tem esse site francês que transmite ao vivo via escrito as configurações dos carros e tempos das voltas: http://www.f1-direct.com/include/livegp/we/temp/essais.php

    transmissão de imagem acho que nem tem.

    Abraços!

    • Fernando Piccione disse:

      Obrigado pelas respostas !!!
      Gente alguem sabe por que o Massa apareceu com esse capacete ROJO ?
      achei bem mais legal que o dele, alias acho o capacete do Massa um dos mais feios junto com o do Alonso.
      FP

      • Deve ser apenas um teste da Schuberth, no início dos testes de inverno desse ano o Schumacher usou um todo preto, apelidado de Black Carbon, que mais tarde foi oficializado como o modelo do ano de 2010.

  8. Allan Wiese disse:

    Off topic:

    Correndo em uma Virgin, a única coisa que Timo Glock pode colocar como “best of” são os momentos extra-pista mesmo, hehehe…

    http://www.youtube.com/user/TimoGlockofficial#p/a/u/0/IgnVXY7vtVI

    Até imaginei que teria o X em Schumacher, mas não colocaram nada de pista…

  9. Mais um Off.

    A Williams não vai usar o sistema Flybrid nos carros em 2011, ela vai abandonar a idéia momentaneamente por conta do tamanho do sistema Fly-Wheel e o fato do sistema com baterias oferecer melhor capacidade de lastro e armazenamento.

    Que pena, achei que iam ganhar mais um trocado vendendo o sistema para as nanicas…

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/88387

  10. Allan Wiese disse:

    Ah se no Brasil a gente tivesse essa qualidade de edição e dedicação por parte da emissora oficial da categoria…

    • A TV Globo coloca qualquer emissora do mundo no bolso quando quer fazer alguma coisa bem feita, faria melhor que a BBC Sports, mas…

      A BBC vê a F1 como um evento, um grande atrativo para o público inglês.

      A Globo vê como recheio da grade de programação, nada mais.

      Mas vai aí novos dados consolidados da temporada de 2010 em relação a audiência da F1 na Tv Globo.

      Média de 14 pontos de audiência.

      Se julgar que o bendito futebol anda dando 25 pontos com horários melhores e isso eu falei de um jogo, se consolidar por média deve ficar na casa dos 18 a 20 pontos, a F1 mesmo tendo perdido 3 pontos em relação a 2007 e 2008 ainda é um grande produto pra empresa.

      Uma pena eles não gostarem de F1 sem o Ayrton Senna da Silva que era do Brasil, sil, sil, sil, realmeente uma pena.

    • Mari Espada disse:

      Belas imagens da BBC!
      Realmente dá uma inveja danada dos torcedores de outros países…

      Eu adoraria ver a entrevista coletiva depois da corrida, por exemplo. =/

  11. Anselmo Coyote disse:

    Acho que vi a Chapeuzinho Vermelho.

  12. fernando-ric disse:

    2011 é do Massa

  13. Felipinho disse:

    Considerações?
    o Rosberguinho já desceu a lenha…
    hahhahahaha

    “São piores”..
    …“A impressão geral é que eles [os pneus Pirelli] são mais lentos, bem mais lentos. Dito isso, eles não são fáceis em relação ao acerto do carro. Em um retrato maior, eles são similares ao final dos pneus Bridgestone, mas se você estiver em busca de um acerto fino, para extrair o melhor desempenho, há um longo caminho para ser percorrido na adaptação do acerto”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s