Só acredito vendo!

Publicado: 28/12/2010 por Vitor, o de Recife em Artigos, Formula1
Tags:, , , , ,

Em uma época parca de notícias relevantes, uma serie de declarações sem muita substância tem surgido nos noticiários especializados. Depois de Montezemolo, Max Mosley andou soltando mais umas declarações venenosas em seu “exílio” da categoria. Do lado dos que ainda estão na F1, a última veio de José Carabante, dono da moribunda Hispania.

Anuncia o milionário espanhol – a esta altura, arrependido por estar perdendo um pedaço de sua fortuna – que a sua equipe fará em breve um importante comunicado:

Vamos anunciar em breve um grande patrocinador. A negociação está bem avançada no momento. É uma das cinco empresas mais importantes de Espanha”.

Assim como você, caro leitor, só acredito vendo. Ora, semana passada o mesmo Carabante reclamava da falta de compromisso das grandes empresas de seu país:

Na F-1 dos dias de hoje, não há a necessidade de gastar 5 ou 10 milhões. Você pode chegar com um milhão ou 500 mil. Você vai nas grandes companhias de seu país e diz que, com o apoio deles, você pode conseguir o carro da Toyota, suas facilidades e ser um dos melhores, mas eles não te apoiam.”

Hispania: muitos candidatos a preencherem um carro que ninguém sabe se existirá.

Então a choradeira funcionou? É o que devemos ver nas próximas semanas. Ou não…

Além da notícia difícil de crer no momento, Carabante afirmou que avalia entre cinco ou seis pilotos para preencher o cockpit da equipe em 2011.

Eles estarão de volta?

Foi o título de dois posts (este e este) que havia feito, relacionando figuras “enxotadas” da categoria que, segundo rumores, ameaçavam voltar: Max Mosley e Flavio Briatore. Este último parece realmente concretizar os burburinhos divulgados pela imprensa; já Mosley, negou categoricamente um retorno. Mas não significa que abandonou definitivamente os holofotes: assim como Montezemolo, Mosley preencheu o intervalo inter-temporadas com declarações incômodas às equipes. Os alvos foram ninguém menos que as duas principais contendoras do título de 2010: Ferrari e Red Bull.

Sobre a Scuderia, o polêmico ex-presidente da FIA criticou a idéia de três carros, volta e meia defendida pelo comandante da Ferrari, definindo-a como “um nonsense”. A seguir, deu sua opinião sobre porque Montezemolo insiste em defender a idéia:

O problema com Luca (di Montezemolo) é que ele nunca teve que iniciar uma equipe de Fórmula 1 a partir do zero. Ele não tem idéia de como é difícil competir quando se está começando uma nova equipe. A Fórmula 1 já tem um monte de problemas e Luca está fazendo os problemas ainda maiores.”

Ainda revelou mais: somente não teria prosseguido com a idéia do teto orçamentário porque a Ferrari teria estado ao seu lado no escândalo do vídeo sadomasoquista. E é o mesmo teto orçamentário que baseia a última de Mosley: a Red Bull teria descumprido o Acordo de Restrição de Recursos da Fota.

Mosley: longe do poder, mas não das polêmicas.

Quais as reais intenções do ex-presidente da FIA? Teria ele ligado o f***-se e  decidido se divertir com aquele mundo que não mais lhe pertence? Causar um desequilíbrio na FOTA – organização que tanto se empenhou em afastá-lo – e assim obter uma vingança tardia? Ou aos poucos vem confirmando os supostos planos divulgados pelo site italiano 422race.com?

A ver…

comentários
  1. cah disse:

    seria a hic* telefonica?

    • Vitor, o de Recife disse:

      Bem, ao falar nas cinco maiores empresas da Espanha é difícil não citar a Telefonica, que tem um passado recente no esporte. Aguardemos.

  2. Speeder_76 disse:

    Hmmm… se calhar a noticia do Carabante até pode ter sentido. Hoje ando a ler na imprensa portuguesa que o Narain Karthykayean pode ter arranjado patrocinios suficientes para correr na HRT em 2011, seis anos depois da sua aventura na Jordan. Será que uma coisa tem a ver com a outra?

  3. Vitor, o de Recife disse:

    É, se especulava que ele mirava uma vaga na Force India, mas a equipe de Vijay Mallya parece requerer algo mais que dólares. Então uma Hispania, desesperada por qualquer trocado, faz sentido. Com esse “grande patrocinador espanhol”, a segunda vaga ficaria com o Pedro de la Rosa? Faria sentido, pois o Kolles afirmou que o fato de terem corrido com pilotos novatos prejudicou muito o desenvolvimento da equipe.

    Mas eu não espero nada da Hispania, se eles conseguirem alinhar seus carros no Bahrein, já será um grande feito. Assim como foi neste ano…

    • Nelson disse:

      que eu saiba nem carro eles tem para 2011.

      • Vitor, o de Recife disse:

        Nelson, na pior das hipóteses eles alinham com a cadeira elétrica de 2010. Mas o Carabante já afirmou que o Geoff Willis – um de engenheiro competente que desenhou o bom carro da BAR em 2004; nã entendo o porquede estar nesta equipe – já tinha o projeto do novo carro. A questão é: terão cacife financeiro para tirar o projeto do papel? Difícil de acreditar…

      • Vitor, o de Recife disse:

        Mas na hipótese de conseguirem, será um salto qualitativo e tanto: um bom projeto do Willis, caixa de câmbio da Williams e motor Cosworth – que não é lá nenhuma maravilha em potência, mas em compensação se mostrou confiável – dá para almejar algo melhor em 2011; se bem que fazer melhor do que 2010 não é lá nenhum grande mérito…

      • Não sei porque ele foi enxotada por Ross Brawn daquela maneira.

        E pior, porque foi se esconder na Hispania com o bosta do Koles

      • Vitor, o de Recife disse:

        Claudemir, ele saiu da Red Bull para a Hispania. Creio que ele e o Newey no mesmo barco era demais…

        Agora que tinha opções (bem) melhores, tinha. Não sei o que ele está fazendo lá. Seria uma opção por mais liberdade de ação, como fez o Gascoyne na Lotus?

      • Eita, comi bola?

        Vou pesquisar direito, hehe.

      • Eita, comi bola mesmo…

        Ele foi enxotado da Red Bull, hehe, como foi da Honda e num passado mais distante da Williams.

        Mas acho ele um técnico competente, devia estar numa equipe melhor, existiu rumores que ele poderia ir para a Force India, mas acho que essa chance já era.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s