Prisão de ex-companheiro de Bernie pode respingar na F1.

Publicado: 10/01/2011 por Allan Wiese em Artigos, Notícias
Tags:, ,

Gerhard Gribkowsky

No dia 05 de janeiro de 2011 (feliz ano novo a todos!) foi preso o banqueiro alemão Gerhard Gribkowsky. Não sabe de quem se trata? Senta que a história é longa…

Mas eu vou resumir essa história. Nesse post de Mike Vlcek, em seu blog FormulaUK, ele conta um pouco do ocorrido. O fato é que Bernie obteve os direitos de exploração comercial da Formula 1 junto à Max Mosley no fim dos anos 80. Ganhou muito dinheiro àquela época (assim como até hoje) e depois repassou os direitos comerciais da categoria para Leo Kirch, empresário alemão do ramo das telecomunicações. É nesse ponto que nosso amigo Gribkowsky começa a entrar na história. Kirch teve problemas financeiros em suas empresas e precisou emprestar 2 bilhões de dólares do banco alemão Bayern LB pouco depois de ter adquirido os direitos comerciais da F1. Como Kirch não tinha como pagar seu empréstimo, o banco “ganhou” os direitos sobre a categoria. Gribkowsky era um dos executivos responsáveis por vender novamente os direitos da F1, já que o banco não tinha interesse em ficar com eles por não ter experiência na promoção de eventos automobilísticos. Hoje os direitos comerciais da F1 pertencem à CVC, depois que o Bayern LB os vendeu.

Mas em algum momento dessa história Gribkowsky ficou 50 milhões de dólares mais rico e tributou essa quantia de dinheiro na Áustria, em uma fundação que ele mesmo havia criado para benefício próprio. Por esse motivo a Procuradoria Pública de Munique mandou prender Gribkowsky na terça-feira.

E Bernie nessa história toda?

O que não se sabe até agora é qual o real envolvimento de Bernie Ecclestone em toda essa história. Especulações dão conta de que os 50 milhões de dólares de Gribkowsky foram um presente de Bernie para ele por convencer a CVC a deixar Ecclestone no comando da categoria quando esta comprou os direitos comerciais da F1. O que pode sobrar para a F1? Também é uma incógnita.

Joe Saward fala em seu blog que existe a possibilidade de uma Holding de Abu Dhabi adquirir os direitos da F1 da CVC, tirando-os de uma companhia que estava interessada em fazer tanto dinheiro quanto fosse possível a partir do esporte sem ter real interesse no esporte em si. E as equipes devem ficar de olho nisso, já que desde que Mosley cedeu os direitos comercias da F1 à Bernie, as equipes – que são os astros principais do show, são as que menos dinheiro ganham com tudo isso.

O que fica por enquanto é que a F1 é uma categoria em que quando segredos são colocados à tona, suas consequências geralmente não são pequenas. Enquanto as investigações sobre Gribkowsky não revelarem nada mais concreto, não há como saber se haverá uma mudança radical na categoria. Seria bom se, de alguma forma, os direitos comerciais ficassem nas mãos de quem organiza o show e faz ele acontecer: a FIA e as equipes. E mais um detalhe: a cada novo escândalo desses devemos lembrar que as equipes já ameaçaram criar um campeonato paralelo ao fim de um pacto da concórdia. E o prazo está se encerrando novamente.

Fontes: dw-world.de, wikipédia, formulauk.com e joesaward.com.

Anúncios
comentários
  1. Vitor, o de Recife disse:

    Gente “boa” sempre se junta com gente igualmente “boa”…

    Mas do jeito que Bernie é, ainda vai sair ileso dessa história.

    • Allan Wiese disse:

      Bernie é fera nesse sentido Vitor, sempre dando um jeito de sair umpune.

      Mas tem gente torcendo pra que ele se dê mal. A uns tempos atrás Ron Dennis declarou que Bernie roubou os direitos comerciais da F1 das equipes na época que ele fez o acordo com o Moslei.
      Mas, como eu disse no post, não sabemos se eles conseguirão provar a hipótese levantada de que Gribkowsky ganhou essa de Bernie…

  2. Daniel Machado disse:

    Amiguinho em…
    Olha, venho fazer um pedido. Lá no meu blog, tenho um post tipo enquete e queria convidar todos do Blog Ultrapassagem e os leitores também para participarem lá. Seria muito importante a participação de vocês. abraço.

  3. Alex-Ctba disse:

    É um ninho de cobras…

    Valeu Allan e Feliz 2011 pra vc tb e para a galera do Ultrapassagem.

    Daniel Machado, daqui a pouco passo lá no teu blog

    Abs

  4. Por que será que eu não estou surpreso?

    hehehe, só tem mala na F-1

  5. não ficaria nenhum um pouco surpreso se caso Bernie estiver envolvido nisso tudo…..
    só acho que todo esse controle sobre custas de tv e outros fins lucrativos deveriam
    ser melhor repassado as equipes…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s