Mercedes: O que esperar de uma lenda?

Publicado: 25/01/2011 por Will em Artigos
Tags:,

1º de fevereiro de 2011 marcará a continuidade de uma lenda iniciada em 3 de junho de 1934. Teremos a apresentação do MGP W02, ou ‘The 2011 Silver Arrow’ como o pessoal da Mercedes GP chama o carro no Twitter.

O que esperar de um time que carrega os nomes Mercedes, Ross Brawn e Michael Schumacher? O que não tivemos em 2010 – vitórias.

Com um (decepcionante) 4º lugar na tabela em 2010 com 214 pontos, a Mercedes não esboçou capacidade de estar no front do WCC ou do WDC. A despeito da bela temporada de Nico Rosberg, o W01 não ofereceu condições de brigas por poles, fastest laps e, muito menos, vitórias.

Poderíamos dizer, então, que em 2011 o que vier é lucro? Não. A Mercedes está na Formula 1 por um motivo cristalino: vencer. O MGP W02 tem essa responsabilidade e carrega o trabalho da equipe desde a segunda metade do campeonato passado, quando Ross Brawn jogou a toalha e a gigantesca estrutura de trabalho passou a focar a temporada 2011.

As esperanças da equipe estão acumuladas aos pés de Ross Brawn. Com oito WDC (um a mais que Adrian Newey!), Brawn é responsável por foguetes como o BGP 001 – que foi gerado após o abandono de um projeto anterior no meio da temporada e num ano de grandes mudanças no regulamento (coincidência?).

E é exatamente nesse ponto que Brawn pode fazer a diferença. O W02 já conta com o melhor motor da F1, se calçar bem os Pirelli, podemos estar certos de que ouviremos algumas vezes o ‘Das Deutschlandlied’.

Fontes: uk.autoblog.com/2009/07/15/the-legend-of-the-silver-arrows, www.autosport.com/f1, www.mercedes-gp.com, www.formula1.com.

comentários
  1. felipinho disse:

    A grande vantagem dos prateados foi ter abanadonado o desenvolvimento do carro anterior, para concentrar esforços no carro deste ano. Pode ser que consigam sair na frente dos demais.

    • Will disse:

      A grande variável são os pneus – a Mercedes, assim como os outros times ainda não tem dados úteis sobre os Pirelli.

  2. Vitor, o de Recife disse:

    O que eles fizeram em 2010 foi a mesma estratégia da Honda, que resultou no BGP 001. Muitos disseram que o problema da Mercedes e que foi um carro concebido para o Button. Nunca engoli essa por causa do desempenho da Penélope Charmosa. Talvez tenha feito mais diferença em relação ao Schumacher.

    Bem, espera-se que o carro de 2011 venha ao gosto do Queixada e possamos enfim ter o esperado confronto entre o multicampeão e a nova geração.

  3. Marcelo Brum disse:

    Acho que o maior motivo do desânimo do alemão na temporada passada foi o fato de ele não possuir um carro em condições de disputar vitórias. Mas será que se for dada a ele tal condição, será que ele não voltaria a incomodar novamente? Será que o ânimo do schumi seria o mesmo se ele estivesse a bordo do RB6?

    Não estou entre os fãs do famigerado alemão, mas bem que seria muito bom poder vê-lo em condições de igualdade com Alonso, Hamilton, Button, Vettel e Webber.

    Parabéns pelo post, Will. Objetivo e eficiente.

    Abçs!

    • Will disse:

      Marcelo, estou tentando me policiar para não fazer rodeios…obrigado!

      • Teo disse:

        Coyote, nunca vou esquecer essa corrida do Shumi, estava la no meu primeiro ano de F1 em interlagos, e achei aquilo sobrenatural, ele sentou a bota e botou a conta pro Alonso pagar!!!rsrsrs…

    • Anselmo Coyote disse:

      “Sapato 36
      (Raul Seixas)

      Eu calço é 37
      Meu pai me dá 36
      Dói, mas no dia seguinte
      Aperto meu pé outra vez”

      Marcelo,
      Eu tb sou fã do alemão. Ele não está desanimado. Lembra quantos anos ele ficou na Ferrari sem ganhar? O contrato dele é de 3 anos e ele vai cumprir.
      Se a Mercedes fizer um sapato 36 pra ele, não tenha dúvida. Vai andar bonito demais.

      Por enquanto fique apenas com a lembrança do GP Brasil 2006.

      Vc lembra qtas ultrapassagens ele fez depois de ter o pneu furado pelo Fisichella? O alemão estava endiabrado.Caiu para último lugar e quando estava em 11o parou nos boxes e voltou lá pelo 16/17o lugar e ainda chegou em 4o. Por baixo, foram umas 17 ultrapassagens, incluindo aquela fantástica sobre o Raikkonen que deu um trabalho danado e foi ultrapassado dentro do S.

      O Fisichella, no maior cagaço por ter participado da armação pr’o Alonso ganhar, passou direto no S qdo viu o alemão no retrovisor… Foi até engraçado ver o cara se denunciar daquele jeito…rsrs.

      Numa corrida só ele fez mais ultrapassagens do que o atual campeão na temporada 2010 inteira.

      Abs.

      • Alex-Ctba disse:

        …O Schumi já tá crecidinho
        Pague pra ver que ele aposta
        ele tem que escolher seu sapato
        e andar do jeito que gosta…

        (de preferência um sapato oversteer)

        Grandes lembranças desse GP Brasil de 2006 !

        Valeu Galera

  4. Marcelo (Cascavel) disse:

    Quando este corria pela Rossa era uma coisa…agora corre pelos prateados, então espero que o Rosbife atropele este alemão!

    Mas seria ótimo para nós torcedores com 4 ou 5 equipes brigando pela vitória corrida a corrida, esta é a minha torcida, para termos uma temporada disputada…

    E ao final da temporada 2011 ouvir o anuncio da chegada do Kubica no lugar no Massa!!!!

    • Will disse:

      Eu acho quer seria uma ótima contratação para a Ferrari – o narigudo guia muito.

      • Anselmo Coyote disse:

        Eu tb. Só não tenho títulos.

      • Anselmo Coyote disse:

        … o dia que ele tiver o melhor carro da F1, com os outros todos bichados (como o Brawn GP em relação aos outros), a equipe trabalhando inteiramente para ele e um companheiro igual o Massinha ou o Rubinho, com certeza ele será campeão. Eu tbém (até o Vettel foi, por quê não eu?).
        Abs.

  5. Marcelo (Cascavel) disse:

    desculpa ou verdade?

    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/23345/

    • Will disse:

      Marcelo, Cinetose é das piores chateações que a pessoa pode ter. Mas se ele tinha no simulador tinha no carro também, será que isso influenciou no seu desempenho?

      Eu não acredito em mais essa versão. Para mim foi ferrugem mesmo. Sobre esse ‘duelo’ ano passado escrevi isso http://vidadowill.blogspot.com/2010/01/nico-rosberg.html

      Sobre Cinetose (Labirintite), vale conferir: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinetose

    • Fernando M. disse:

      Sei lá, acredito que talvez ele passasse mal mesmo no simulador, algum tipo de claustrofobia ou sei lá, mas também concordo com o Will quando diz que se ele tinha no simulador teria no carro… É bem difícil análisar sabendo apenas por cima do caso….

  6. Teo disse:

    Will, parabens pelo post objetivo como disse o Marcelo Brum,
    Sinceramente acho que se o Ross Brawn acertou no carro para o estilo do Shumi, ele vai incomodar e muito na frente, tb certamente o Rosberg ira se adaptar rapidamente ao novo carro, pois esta com uma fome absurda de bater o parceiro e faz parte dessa nova geracao de campeoes. O que nos remete a pensar que isso e sem duvidas o que nos(loucos por F1), queremos muito:08 carros com seus respectivos pilotos se emaranhando pelas primeiras posicoes!!!Vai ser sensacional!!

    Abco

  7. Nelson disse:

    ora o que esperar da mercedes? é claro apos mais uma temporada meia boca abandonar a F1 e o Brawn como fizeram a Honda, BMW, Toyota e claro.

    • Will disse:

      Nelson, pode acontecer. É como disse no post, a Mercedes entrou para vencer. Se não acontecer em 2011, os planos podem (e devem) ser revistos. Grandes marcas requerem grandes resultados.

  8. Mari Espada disse:

    Will,
    Eu espero muito de uma equipe que se focou no novo carro desde setembro, e principalmente de uma equipe que possui Ross Brawn como cérebro.
    Portanto se a Mercedes se tornar a quarta potência nessa temporada, para mim não será surpresa.

    Beijos!

  9. Anselmo Coyote disse:

    … compleemeentando,
    noo dia que o narigudo tiver o melhor carro da F1, com os outros todos bichados (como o Brawn GP em relação aos outros), a equipe trabalhando inteiramente para ele, um chefe de equipe a la Briatore e um companheiro igual ao Massinha ou ao Rubinho, com certeza ele será campeão. Eu tbém (até o Vettel foi, por quê não eu?).
    Abs.

  10. Sirlan Pedrosa disse:

    Will,

    Eu esperava bem mais de Schmacher e da Mercedes em 2010. Acredito que foram a grande decepção do ano.

    Segundo consta a grande vantagem da Brawn era que o BGP001 foi o carro que melhor se adaptou aos novos pneus dianteiros slick´s. Em 2010 os pneus dianteiros tiveram a largura dimunuída (menos área de contato = menos aderência na frente) e o W01 não parava de sair de frente.

    Sem dúvida que Ross Brawn tem talento, estrutura e dinheiro para corrigir os erros e fazer um carro granhador, como também Schumacher não desaprendeu a pilotar….mas o fato que esse ano minha expectativa em relação a eles é bem menor…

    Posso estar errado novamante….

    Um abraço,

    Sirlan Pedrosa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s