Comparativo das Ferraris F10 e F150

Publicado: 28/01/2011 por Claudemir Freire em Artigos, Formula1, Fotos
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O sempre competente Keith Collantine no seu F1fanatic, fizeram um comparativo dos carros de 2010 e 2011, as semelhanças são muitas, o carro de 2011 aparentemente é uma evolução do bom F10, claro que qualquer julgamento nesse intante é chover no molhado, ainda mais porque até a chegada dos testes dia 1 de fevereiro o carro já sofrerá mudanças no seu desenho e peças, e ao chegar no Bahrein para a primeira corrida do ano será outro carro.

A lateral dos carros mudaram somente a forma de saída do escapamento que permaneceu usando o EBD criado pela Red Bull em 2010 no vencedor RB6 e incorporado ao carro de 2010 durante a temporada, agora a sua eficiência sem o DDD é para ser questionada, afinal não há áreas de pressão aerodinâmica suficientes para que os gases saídos do escapamento gerem um melhor downforce, pode ser então que a Ferrari descobriu uma forma de melhorar esse problema.

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E curioso ver que uma mudança significativa foi na altura do bico do carro em relação ao carro do ano anterior, mas isso não foi uma evolução e sim uma cópia do RB6, que usava um bico alto como o apresentado no F150, os sidepods sofreram pequenas mudanças, nada muito significativo, já asa dianteira é a mesma do fim da temporada de 2010, mas claro que essas asas, tanto traseiras quanto dianteiras não são as que o carro pode vir a usar, a equipe não lança seus carros com as peças de estréia nos testes.

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Mais do mesmo, quase tudo igual, mas olhem as suspensões traseiras e sua geometria como mudou e não usam a solução pull rod e sim push rod a mesma usada no F10, nas palavras de Nikolas Tombazis e Aldo Costa essa será a grande novidade do F150.

O Jornal Marca da Espanha fez um comparativo exceltente dos dois carros, confiram algumas fotos e acessem o site do jornal.

mas a frente revelou a maior mudança do carro.

 

Comparativo do entreixos dos carros não revelou nada de novo, aliás são praticamente dos mesmos tamanhos

A nova asa traseira revela poucas mudanças...

Praticamente o mesmo carro, apenas o EBD é a visível mudança.
comentários
  1. Will disse:

    Extremamente parecidos. De qualquer forma, não houve promessas de propjetos agressivos vindos de Maranello…

  2. Will disse:

    Bico alto me lembrou o MP4 de 2009…

  3. Muito conservador!

  4. Maurício disse:

    Máquinas parecidas, porém suas semelhanças prometem ficar apenas aí, já que o F150 promete ter um desempenho superior ao F2010. Vamos esperar e ver o que vai acomtecer.

  5. Mari Espada disse:

    Muito conservador mesmo, como disseram aí em cima.
    Talvez a coisa mais interessante nesse lançamento, seja algo que não foi lançado… a ausência da suspensão pull-rod da Red Bull.

    Ou seja, nada tem de interessante, hehehe! (ai, esse sangue mclarista, viu…)

    Beijos!

  6. Marcelo Brum disse:

    O F10 parecia um fracasso no começo da temporada, mas permitiu à equipe uma boa base para desenvolvimento. Quem sabe eles não estejam apostando nisso mesmo: uma boa plataforma que lhes permita apenas realizar alguns ajustes.
    Por enquanto, as mudanças mais significativas estão mesmo na altura do bico e no escapamento.
    Mas acho que isso é apenas uma cortina de fumaça. Até a corrida de estréia muitas coisas podem mudar.

  7. Fernando M. disse:

    Estava fazendo uma proporção aqui e o bico subiu (entre o início da asa até o centro do bico, na pequena abertura que tem ali) de 30mm para 38mm no novo modelo, o que indica que não elevou tanto a ponta, mas o bico cai menos abruptamente do que o do ano passado. A altura da asa em relação ao chão também aumentou, antes era em torno de 72mm, agora está em quase 78mm.
    Ou seja, somando os dois dá em torno de 14mm… É realmente uma grande elevação em um esporte que se calcula em microns! hehehe… De qualquer forma, parece que a altura do bico está mais relacionado a aparência das fotos ou ao formato mais encorpado do carro do que propriamente quanto efetivamente subiu… por outro lado, essa elevação da asa em relação ao solo não estaria ligado à asa flexível utilizada ano passado. De repente teríamos um movimento mais “agressivo” do que anteriormente?

  8. Johnny disse:

    Reparei uma coisa nos retrovisores e eles sao identicos aos carros da Renault em que o Alonso usou na epoca em que ele pilotava lah.

  9. […] This post was mentioned on Twitter by Mariana Espada, ultrapassagemf1. ultrapassagemf1 said: Veja no Ultrapassagem – Comparativo das Ferraris F10 e F150: http://t.co/27RkBi0 […]

    • Marcus Zangari disse:

      acho que a tendencia é essa para essa temporada, apenas uma evoluçao dos bólidos de 2010!
      até agora a unica que prometeu agressividade no projeto foi a williams é esperar para ver!

      • Mas é uma tendência é perigosa…

        Os carros serão mais soltos na traseira por falta de downforce por causa da proibição do difusor duplo, então os problemas para arrumar o carro serão grandes, as soluções que serão encontradas para resolver esse problema talvez não passe pelo conservadorismo de algumas equipes.

        Eu acho que o RB5 é um passo a frente de todos os carros de 2009 sem o difusor duplo e ele certamente serve de parâmetros para os projetos de 2011, mas ele era um carro inovador, como usar o pull rod e a traseira mais afunilada, alí as soluções criadas por Adrian Newey não tiveram nada de conservador, e ele serviu de base para o excelente RB6, que inovou mais ainda introduzindo o EBD extraindo o máximo do difusor duplo e a asa flexível

        Por isso acho que esses projetos conservadores podem ter sérios problemas, mas é a vida. : )

  10. Will disse:

    Claudemir, tem como confirmar essa figura dos entreeixos? É que vi outras imagens com entreeixos bem menores:

    http://www.corridadeformula1.com/comparacao-entre-os-carros-da-ferrari-de-2010-e-2011/

    • Will, o William errou nessa comparação das fotos. Eu tinha visto no site dele e não acreditei então corri atrás e achei essa feita pelo Jornal Marca da Espanha.

      • Will disse:

        Fiquei até confuso, quando vi o entreeixos curtinho…não é a cara de Maranello!

        Valeu Boss!

    • Willian disse:

      Exato, eu tinha escalado errado a imagem. Resolvi reconfigurar ontem buscando duas imagens iguais direto no site da Ferrari e obtive um resultado semelhante ao do Claudemir.

      • Will disse:

        Valeu Willian! Tava doidinho com essa história de entreeixos. Vc e o Claudemir quase me deixam doido!!! Rsrsrsrs

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