Análise Lotus Renault R31 – Suspensão traseira Pull Road e outras novidades

Publicado: 31/01/2011 por Sirlan Pedrosa em Artigos, Formula1
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Pintado de preto e dourado para associar-se ainda mais ao novo patrocinador, a Lotus Cars, a equipe Renault apresentou hoje em Valência seu modelo R31 com a qual Robert Kubica e Vitaly Petrov disputarão o mundial de 2011.

Rear suspension detail

Top rear view

Nose cone

Ano passado poucos previram um bom para a equipe após os crashgate e a saída de Briatore, mas eles surpreenderam o grid com um bom carro e uma evolução constante e intensa até quase o final do ano. Kubica fez belas provas e em algumas situações com um pouco mais de sorte poderia até ter sonhado com uma vitória.

Vamos analisar o novo R31 pelas fotos que temos disponíveis, já declarando que o carro possui uma mudança substancial em relação ao carro do ano passado e podemos ver muito da influência do RBR06 nele:

1. Está aí na nova Renault a primeira suspensão traseira Pull Road depois que a Red Bull relançou o conceito em 2009.

2. Ao contrário do R30, o R31 tem o bico mais elevado e estreito, com as cavidades na parte superior bem pronunciadas, totalmente na filosofia Red Bull

3. As laterais continuam bem arredondadas e volumosas, como o carro do ano passado, mas o formato das entradas de ar mudou e aparenta seguir a linha do adotado pela McLaren ano passado, mas um pouco mais arredondadas.

4. A parte final das laterais tem um caimento suave e acentuado em direção ao centro do carro, mas a Renault parece ter uma traseira mais volumosa e carenada que a Ferrari deste ano ou a Red Bull do ano passado

5. Foi colocado na parte superior das entradas ar laterais uma saliência que funciona como um apêndice aerodinâmico, nos moldes do que a Ferrari já usa desde o ano passado.

6. A entrada de ar acima da cabeça do piloto tem duas pequenas entradas adicionais nas laterais, como as que muitas equipes usavam no Fduct. Aparentemente estas entradas são canalizadas através da tampa traseira na parte superior, com uma saída vertical que torna a lateral do carro mais alta neste parte que os outros carros apresentados.

7. O difusor é muito mais simples que os do ano passado, mas não tanto quanto o apresentado na F150. O escape baixo e soprando no difusor está lá, como na Ferrari.

8. A asa dianteira segue o padrão da equipe em 2010 de elementos muito sofisticados e elaborados, e a asa traseira tem um elemento central parecido com o FDuto usado pela Mercedes em 2010. Como o regulamento permite que a asa soprada seja utilizada apenas no centro e de forma contínua, tanto a Ferrari como a Renault parecem estar utilizando o sistema.

comentários
  1. Leandro Magno disse:

    Alguém consegue me apontar onde estão as saídas dos escapamentos?

  2. Mecanicamente o carro mais refinado até agora, claro que a F150 não é aquilo que foi mostrada, um novo conjunto de asas deve aparecer amanhã durante os treinos, mas até agora o R31 parece mais completo.

    O conjunto traseiro do carro é muito trabalhado, com elementos diferentes dos apresentados até agora, não apenas pelo fato de usar o Pull Rod, mas também por afunilar bem a porção traseira, fazendo que o fluxo de ar corra mais limpo em direção o difusor simples.

    Resta saber se a Renault conseguiu extrair da Red Bull o Turbo Spool, o grande segredo das classificações da equipe austríaca, já que pra fazer tal aparato funcionar eles precisavam da ajuda da fábrica de motores da Renault.

    Pintura horrível, carro bonito, vamos ver no que dá essa combinação.

    Mas carro parado não ganha e nem perde corridas, então vamos esperar os testes e saber que vai assombrar a F1 nesse ano de 2011.

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