Análise do terceiro dia de testes da F-1: Front Exit Exhausts mostrando a cara

Publicado: 03/02/2011 por Will em Formula1, Notícias

Este slideshow necessita de JavaScript.

É galera, encerramos a primeira semana de testes. Em Ricardo Tormo reina a paz e o silêncio. Nos Motorhomes pilhas de dados farão estrago nas noites dos engenheiros da F-1.

Abaixo a tabela de resumo do 3º dia:

Pos. Piloto Equipe Carro Melhor Volta Gap Voltas
Robert Kubica Lotus Renault GP R31 1:13.144 94
Adrian Sutil Force India VJM-03 1:13.201 + 0.057 114
Jenson Button McLaren MP4-25 1:13.553 + 0.409 105
Mark Webber Red Bull Racing RB7 1:13.936 + 0.792 102
Felipe Massa Ferrari F150 1:14.017 + 0.873 77
Timo Glock Virgin Racing VR-01 1:14.207 +1.063 111
Pastor Maldonado Williams FW33 1:14.299 +1.155 98
Sergio Perez Sauber C30 1:14.458 +1.314 104
Michael Schumacher Mercedes GP W02 1:14.537 +1.393 110
10º Sébastien Buemi Toro Rosso STR6 1:14.801 +1.657 73
11º Narain Karthikeyan HRT F1 Team F110 1:16.535 +3.391 63

Segue um resumos dos programas e resultados obtidos no dia de hoje:

Red Bull: Um fantástico stint de 20 voltas impressionou a todos no início dos trabalhos. Webber girou entre 1.16,5 e 1.15 baixo! O australiano não fez stints de classificação (3 voltas), obtendo sua melhor marca em saídas para 5 a 7 voltas. A impressão reinante é que o RB7 tem muito mais para mostrar em ritmo de classificação.

McLaren: Trabalhando com Button, a equipe de Woking focou em uma programação voltada para desgaste de pneus (que foi prejudicada pelas baixas temperaturas da manhã valenciana). O híbrido do ‘finado’ MP4-25, obteve 1:13.5 em simulação de classificação e girou em 1:16 nos ‘long runs’.

Ferrari: O time italiano teve sua programação atrasada por um vazamento de óleo na F150, após apenas 12 voltas de Felipe Massa no carro. Nas últimas duas horas da sessão, Massa voltou para um stint de 12 voltas (girando o melhor tempo em 1’14.5). Nas simulações de classificação, o brasileiro fez duas voltas de 1:14.0, terminando o dia em quinto lugar.

Mercedes: Pela manhã, Schumacher focou simulações de classificação, obtendo suas melhores voltas na casa de 1’14 alto. Pela tarde, stints longos de 20 voltas com tempos variando entre 1:15 alto e 1:16 médio.

Lotus Renault: Mostrou consistência com Kubica. O polonês fez por 3 vezes voltas em 1:13 (sempre na 1ª flying lap dos pneus), em stints de simulação de classificação (3 voltas). Na simulação de ‘long run’, a Renault ficou na pista em um stint de 18 voltas virando em 1:16 alto / 1:17 baixo, caindo para 1:18 no final.

Williams: A equipe de Grove resolver inverter a tendência e optou por um programa de long runs pela manhã. Pastor Maldonado fez várias voltas em 1’16s. Após o almoço, foram feitas simulações de classificação e avaliação de desgaste de pneus, o melhor tempo obtido foi de 1’14.299. Para finalizar o programa, alguns stints longos com tempos semelhantes aos obtidos mais cedo.

Force India: Com seu VJM-03, percorreu a maior quilometragem do dia. Seus stints de classificação geraram um quase-imbatível 1:13.201 e consistentemente tempos de 1:14. Nos ‘long runs’ (15 voltas), o alemão obteve tempos altos, chegando a casa de 1:19.

Sauber: Sergio Perez teve seu dia atrapalhado por uma quebra do câmbio do seu carro. Seus stints longos geraram voltas que variaram entre 1’14.4 e 1’15 alto.

Toro Rosso: A equipe italiana trabalhou durante o dia com stints curtos ( 5 voltas). Buemi terminou o dia com seu melhor tempo em 1’14,9.

Team Lotus: Quando vejo mensagens no Twitter da Lotus, HRT e Virgin dizendo ‘vamos trazer a peça para o teste de amanhã’ já sei o que vai acontecer. O ‘coitado’ do Trulli passou o dia fazendo voltas de instalação e verificação de sistemas.

Hispania: Mesmo fazendo stints de apenas 5 voltas, a HRT passou o dia girando em 1’17, fazendo apenas um parte de voltas em 1’16 (terminando em último, posição à qual se apegou de maneira incrível).

Virgin: Glock passou a maior parte do tempo fazendo stints de 12 voltas na casa de 1’17. Na simulação de classificação obteve um bom 1’14 e terminou o dia em sexto.

fonte: www.autosport.com/F1, www.f1today.nl

comentários
  1. Q pena o Massa ter tido problemas! Mas é legal tb ver o Kubica com sua “Lotus” em primeiro!

  2. Ron Groo disse:

    Estes teste não valem quase nada… Apenas pra ver se os carros andam… E a disparidade entre os tempos prova isto com sobras.
    Porém, a ansiedade por ver de novo os carros na pista era tão grande que a gente fica contente assim mesmo.

    • Will disse:

      O que é mais divertido somos nós tentando ‘descobrir’ coisas através de blogs, twitter, facebook…tudo na base da mais pura ansiedade pela primeira prova!

      Eita 35 dias longos…

    • Marcelo (Cascavel) disse:

      Fico feliz em saber que não sou o único no Brasil

  3. felipinho disse:

    Quem é esse da Lotus que “roubou” o capacete da Arisco do Barriquento?

  4. Leandro Magno disse:

    http://mclaren.com/2011revealed/ é necessário IE.

  5. Leandro Magno disse:

    Parece isso:

  6. Will disse:

    Rsrsrsrs…boa Leandro!

  7. JOPA disse:

    Pois é! Só agora “descobri” que são voces , a galera que andava pelo F1around. Aqui neste “novo, para mim” Blog. Parabens pela iniciativa e pelo que eu pude perceber pelas rapidas espiadas é que estão todos expertos e espero dispostos.
    Continuo achando que os testes não serão por enquanto muito conclusivos, mas acredito que o trato dos pneus e o melhor funcionamento dos “sistemas dos escapamentos” para almentar a eficiencia dos difusores serão os pontos mais importantes no inicio do campeonato. Pelo menos servem para nos alimentar (aperitivos) neste inicio de ano. Valeu a todos e principalmente ao pessoal que botou a “caranga” para funcionar. PS: espero muitas Ultrapassagens.
    Até mais Jopa.

    • Will disse:

      Certíssimo Jopa, como brincou o Tomás (do The F1 Blog) no Twitter, a temporada esse ano tem um subtítulo: em busca do downforce perdido!

      Seja bem vindo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s