Análise: McLaren MP4/26 – O mais Radical

Publicado: 04/02/2011 por Sirlan Pedrosa em Artigos, Formula1
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A McLaren lançou hoje o seu modelo para 2011, o MP4/26, num evento em Berlim.

Sem dúvida trata-se do modelo de desenho mais radical lançado até agora, e que junto com o Lotus T128 parece não ter bebido na fonte inspiradora das latinhas energéticas.

Baseado nas fotos disponíveis vamos analisar um pouco do novo carro de Hamilton e Button:

1. O bico aparentemente pouco mudou e relação ao carro do ano passado, mas observando com um pouco mais de atenção notamos que todo o monocoque tem um novo perfil lateral, sendo mais pontiagudo e tendo uma linha reta contínua entre a abertura do cockipit e o bico do carro, sem o movimento suave de curva em direção ao bico que é comum em todos os outros carros do grid.

2. A suspensão dianteira tem praticamente os mesmos pontos de apoio e os braços dos triângulos estão quase paralelos ao solo.

3. Sob o bico continua a quilha usada desde o ano passado e que não foi copiada por nenhum outro time até agora.

4. A asa dianteira apresentada é das mais elaboradas, quando comparada às que os outros times mostraram, mas sabemos que essa peça sofre alterações o ano todo em praticamente todos os GP.

5. É a partir da região central do carro que as novidades visuais aparecem com mais destaque. As laterais são totalmente diferentes das usadas no ano passado e das soluções de todos os outros times. Foi mantido recorte na parte inferior das laterais, mas a entrada de ar para os radiadores é totalmente diferente, com um formato em “L”, para proporcionar um canal no meio da lateral por onde o ar deve ser canalizado em direção a traseira do carro. Na altura do retrovisor também notamos na lateral do cockipit uma pequena saliência direcionando o ar para o radiador e para este canal lateral.

6. O carro como todos os outros apresenta uma traseira estreita, mas fica claro que diferentemente da Red Bull e da Williams esse não foi um ponto fundamental do projeto, tanto que nesse quesito o MP4/26 parece mais volumoso nessa área que a maioria dos demais carros apresentados este ano.

7. A suspensão traseira usa o já “banal” Pull Road, mas num alojamento mais convencional, como o adotado pela Mercedes e Renault, com a do Pull Road dentro do triângulo inferior da suspensão.

8. O escape é baixo e parece soprar na abertura central do difusor para a partida do motor, mesma solução usada pela Ferrari e diferente da adotada pela Red Bull (que usa abertura nas laterais do assoalho) e da inovadora solução apresentada pela Renault.

9. A tampa do motor também surpreendeu, com uma entrada de ar normal para o motor e uma outra que circula em volta da entrada principal e que deve direcionar o ar para um radiador de óleo na parte central da traseira do carro, com uma saída de ar vertical nesta região que temos visto em todos os carros apresentados esse ano, à exceção da Ferrari.

10. A asa traseira é sustentada pelas abas laterais e possui um perfil mais arredondado da superfície horizontal que a observada nos demais carros até aqui, um pouco do que nos acostumamos a ver na Renault no ano passado. A asa mostrada não apresenta o elemento central que vimos na Renault e na Ferrari.

comentários
  1. Gilmar disse:

    Acho que a asa traseira só vai ser mostrada nos testes. A que foi lançada é muito simplória para o padrão mclaren, acho que vem novidade por aí.

  2. Anselmo Coyote disse:

    Esse carro vai andar pra trás………………………………………………………. quando for engatada a ré.

  3. felipinho disse:

    Pelo que tão falando, parece ser tão radical que deve aproveitar até os gases expelidos no cockpit…

    • André Correia disse:

      Muito bom hehe …

      Uma certeza eu tenho, o carro com linhas mais feias do grid já ganhou de certeza, e não estou a falar da pintura (essa é bonita)…

      Para além do bico que é muito redondo e largo (faz parecer mesmo o de um pato) os seus sidepods, jazzus, tornam certamente uma obra prima num aborto ambulante … Embora não ponho em causa a sua utilidade, genialidade e em teoria poderem resultar perfeitamente, mas mesmo com tudo isto não consigo encontrar beleza nenhuma!
      abc de PT

      • Will disse:

        Hehehehehe, é verdade André…como eu disse, se fosse vermelho eu acharia horripilante – como é prateado de Woking, acho lindo demais!

  4. Ficou muito legal o MP4-16!

  5. Marcelo Brum disse:

    Sem dúvida o carro que maior número de alterações apresentou até aqui. Conseguiu impactar os fãs e colocar uma pulga atrás da orelha da concorrência.

    Agora, esperemos para ver se essa belezinha anda de verdade.

  6. Lucas Domakoski disse:

    O MP4-26 ficou belíssimo! Mais uma vez, a minha querida equipe prateada metendo o pau na concorrência no quesito beleza!
    Espero que essas belas e radicais soluções aerodinâmicas se reflitam em bom desempenho na pista. Com um carro vencedor, Lewis será insuperável!
    O MP4-26 é mais um exemplo do esmero dos engenheiros da Mclaren. Ao invés de copiarem o carro da equipe das latinhas, criaram suas próprias soluções aerodinâmicas. Que ficaram maravilhosas, por sinal (pelo menos esteticamente).
    Veremos se essa belezinha anda bem…

  7. Leandro Magno disse:

    “9. A tampa do motor também surpreendeu, com uma entrada de ar normal para o motor e uma outra que circula em volta da entrada principal…”

    A surpresa não é tão grande assim, pois o FW-32 usou em algumas corridas de 2010.

  8. iDavid disse:

    Eu só espero que seja rápido… Pois feio ele com certeza é.

  9. Eduardo De Campos disse:

    Cadê a o comentário da Mari? Estará ela chocada ou admirada com este lançamento?
    Mari, cadê você?!?!?!?!?

    • Mari Espada disse:

      Eduardo, eu passei a tarde offline… e agora estou preparando um post… logo você saberá tudo que penso sobre o MP4-26, ou simplesmente 26, para os íntimos, hehehe. Por hora só posso dizer que estou apaixonada!!! =)

      PS.
      Como sempre, bela análise, Sirlan!
      Obrigada por destrinchar o meu carro preferido! =)

      Beijos!

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