Lançamento do McLaren MP4-26

Publicado: 04/02/2011 por Mari Espada em Formula1, Fotos, Notícias
Tags:, , ,

Após realizar os testes em Valência com o MP4-25 adaptado, a McLaren lançou hoje (dia 04 de fevereiro), em Berlim, o novo carro para a temporada 2011 – o MP4-26.

Muito se esperava desse evento, devido às promessas de inovação ditas por Martin Whitmarsh, chefe da equipe de Woking, e devido à ansiedade acumulada por seus fãs ao aguardar pelo lançamento tardio.

E analisando pelo vídeo transmitido ao vivo pelo site da McLaren e por algumas fotos já divulgadas no F1 Fanatic, o MP4-26 parece ter cumprido o que prometeu.

À primeira vista, o novo carro da McLaren transpira ousadia em suas curvas, ao invés do conservadorismo apresentado pela equipe de Maranello em seu F150 e a todos que se limitaram a imitar a campeã Red Bull.

A forma dos sidepods é a área visualmente mais impactante do MP4-26, que em conjunto com a entrada acima do santantonio configura uma grande mudança nesse miolo do carro. O bico está mais alto que na temporada passada, seguindo a tendência das demais equipes. E a saída do escapamento não está visível nas fotos, qual seria a solução adotada pela equipe de Woking?

VÍDEO DOS MELHORES MOMENTOS DO LANÇAMENTO

PRINT SCREEN DO VÍDEO

O início do show!!!

O lançamento ocorreu em Berlin, como parte de um evento promovido pela Vodafone

Integrantes da equipe trouxeram as peças do carro, que foi montado ao vivo

O bico sendo trazido com muito cuidado

Os pilotos também trouxeram algumas peças do carro

O time após a conclusão da montagem

Os pilotos admiram seu novo brinquedo

Os capacetes são colocados sobre o MP4-26

A primeira revolução: a forma inusitada dos Sidepods

Uma lateral mais robusta também é evidente

O conjunto da obra: MP4-26

Lewis mostra-se confiante e espera que MP4-26 comprove inovações na pista

Jenson está animado e sente-se mais à vontade com novo MP4-26

A frente do carro traz uma asa bem desenhada

Seguindo tendências: O bico está mais elevado em relação a 2010

E aparentemente mais fino também

Mais uma inovação: uma entrada acima do santantonio

Onde está a saída do escapamento?

FOTOS F1 FANATIC

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

COMPARE O MP4-25 COM O MP4-26

MP4-25 – vista lateral (foto do lançamento)

MP4-26 – vista lateral (foto do lançamento)

MP4-25 – vista superior (foto do lançamento)

MP4-26 – vista superior (foto do lançamento)

 

ESPECIFICAÇÃO DO CHASSIS

Moldado em fibra de carbono, com estruturas de impacto lateral e frontal.
Câmbio longitudinal, semiautomático e sequencial.
Número de marchas: sete mais a ré.
Suspensão dianteira com barra de torção e sistema de amortecimento operado por push-rod com arranjo em duplo-A.
Suspensão traseira com barra de torção e sistema de amortecimento operado por pull-rod com arranjo em duplo-A.
McLaren Electronic Systems no controle da incorporação eletrônica para chassis, motor  e aquisição de dados. Também fornece o painel eletrônico, o controle de tensão do alternador, os sensores, a análise de dados e os sistemas de telemetria.
Carroceria composta em fibra de carbono.
Rádio Kenwood.
Rodas Enkei.
Discos, pastilhas e pinças de freio Akebono.
Bateria GS Yuasa.
Volante desenvolvido pela McLaren.
Pintura AkzoNobel.
KERS Mercedes-Benz de 60 kW

ESPECIFICAÇÃO DO MOTOR

Mercedes-Benz FO 108Y.
Capacidade de 2,4 L.
Número de cilindros: oito.
RPM máximo de 18 mil.
Bloco de cilindros de alumínio em V no ângulo de 90°C.
Largura do pistão: 98 mm.
Número de válvulas: 32.
Peso abaixo de 95 kg.
Lubrificante Mobil 1.
Gasolina ExxonMobil High Performance com 5,75% de biocombustível.
Velas de ignição NGK

Tour virtual com o MP4-26: http://mclaren.com/2011revealed/

comentários
  1. Will disse:

    Estamos aqui na maior expectativa…

  2. Galkadesh disse:

    Observando a silhueta do carro que aparece no site, parece que o mesmo vai ter o bico bem mais baixo, contrariando a tendência deste ano. E a entrada de ar acima da cabeça dos pilotos parece ser como a da Williams FW33 ..

  3. Mari Espada disse:

    Esses últimos 10 minutos estão me matando… hehehe!

  4. Galkadesh disse:

    começou …

  5. André Correia disse:

    Que sidepods pouco usuais… Será isso a revoulução?

  6. eh, mari, tá querendo ver se o MP4-26 vem com um EBF (exhaust blown floor), assoalho turbinado, no lugar do velho EBD (exhaust blown diffuser), difusor turbinado? eu tou!

    olha, allan, vou usar EBF, ok? o seu FEE (front exhaust exit), a saída frontal, é a solução do sistema e não sua finalinade, como era o LEE (low exhaust exit), a saída rebaixada. acho que não descreve o sistema do R31.

  7. zim disse:

    Entradas de ar laterais bastante inovadoras… será que as outras terão que copiar?!

  8. Vitor, o de Recife disse:

    Muito interessante essa montagem ao vivo do carro… que por sinal, parece ter um desing bem refinado.

  9. Vitor, o de Recife disse:

    Uma entrada de ar sobre o Santo Antônio é bem diferente.

  10. Marcelo Brum disse:

    Acompanhe por esse link: http://mclaren.com/livefromberlin/

  11. Marcelo Brum disse:

    Ai vem Button e Lewis!

  12. Vitor, o de Recife disse:

    Bico mais alto que o modelo anterior, seguindo a tendência.

  13. Vitor, o de Recife disse:

    A primeira vista, as entradas de ar foram o grande distintivo do MP4-26 em comparação com as rivais. MAis detalhes só vendo as fotos.

  14. Os McLaristas todos por aqui!

    Menos o Vitor, até o Alexandre deu uma passadinha…

  15. Marcelo (Cascavel) disse:

    feio ele é….rápido ainda não sabemos

    • Will disse:

      Marcelo, como diria uma mãe ao falarem isso do seu rebento…’feio é tu!’ rsrsrs :P

      • Marcelo (Cascavel) disse:

        Como diria alguém…que não sei quem…

        Carro bonito é carro vencedor! :D

      • Will disse:

        Kekekeke…agora concordei com um ferrarista como nunca antes! Valeu :)

  16. Will disse:

    Meu deuzinho…que carro lindo e diferente! Pode andar lá atrás, mas a McLaren é foda…não se limita a copiar conceitos da red Bull. Corre atrás de novos conceitos. Por isso que amo esse time!

  17. Esse sidepods são bem diferentes e feios pra burro.

    Olha aí mais detalhes…

    http://mclaren.com/2011revealed/

    • Mari Espada disse:

      Feio é você! (seguindo a reação do Will ali em cima)
      As curvas desses sidepods são incríveis! =D

      • Ffigueiredo disse:

        Feio pra burro!!!!!!!!

        As entradas de ar, parecem aquelas cadeirinhas laterais que tem naquelas motos do indiana jones e a última cruzada. rsrsrsrs

        Mas se o carro for rápido, vai parecer um adesivo que eu vi uma vez num ford Ka, logo que ele foi lançado:

        Fei?!!? Fei é ocê qui num tem eu!

        FF

      • Mari Espada disse:

        A inovação é estranha, e a primeira reação é achar feio… mas com o tempo os olhos se acostumam com essas formas. Aceite! =)

      • Anselmo Coyote disse:

        Kkkkkkkkkkkkkk!!!! Esse é o meu amigo Fernando!!!!

        Fernando,
        Feio não – fraco de aparência…rsrs.
        Abs.

      • Fernando M. disse:

        Eu já achei com cara de Viking…
        Antes tinha no Sto Antonio os chifres, como não pode mais agora virou os sidepods… =P

    • também não achei um desenho bonito, mas espero que funcione, especialmente depois de tantos mp4 que eram um deslumbre e não andavam tanto…

      que animaçãozinha fraca esta, hem, claudemir?
      as coisas tão meio descompensadas lá por woking.

      olha, este bico também ficou bem conservador…
      mas carro é conjunto, então, resta esperar a ida à pista

      por ora, tou decepcionado

  18. Will disse:

    Quero esse boné!!!

  19. Leandro Magno disse:

  20. Leandro Magno disse:

  21. minha impressão é que menos a forma e mais a função definiram o desenho do carro.
    os outros mp4 tinha linhas mais insinuantes.
    a mudança nas entradas laterais parece ter a função de aumentar a velocidade de ar passando sobre aquela área e também de criar uma área de ataque maior em direção ao conjunto traseiro, mais volume.
    não ficou bonito, mas pode funcionar.
    esta combinação me lembrou os velhos charutos da f1. claro que muito mais bonito.
    logo, logo os carros serão ferrolhos com quatro estirantes até as rodas…
    tá tudo muito estreito, não que ache feio, mas é inusitado.
    quanto à cor, acho que o carro está mais escuro. talvez sinal dos tempos de menos mercedes e mais vodafone…

    • Mari Espada disse:

      Na arquitetura moderna existe uma frase típica (quase um ditado popular entre os arquitetos) que diz: A FORMA SEGUE A FUNÇÃO.

      Portanto acho muito belo quando a funcionalidade dita as regras da estética, meu olhar gosta de soluções assim. Dessa modo, achei muito belo o MP4-26. Mas claro que isso pode ser um pouco de puxa-saquismo da minha parte, hehehe.

      Achei o carro mais cromado, mais brilhante… mas talvez tenha a ver com o reflexo do céu acinzentado de Berlin.

      Beijos!

      • olha, acho que desta vez nem o hamilton vai dizer que o carro é lindo…

        por enquanto, sem prestar muita atenção, os mais bonitos são
        LINHAS
        ferrari e redbull (quase o mesmo carro… maldade)
        PINTURA
        renault, mercedes e williams

        mas ainda tenho de ver mais e melhor

      • Gilmar disse:

        Asa dianteira e, sobretudo, a traseira não serão as mesmas do Bahrein. Não tem a traquintana que faz a tal asa traseira móvel. Provavelmente não quiserem mostrar a solução que encontraram.

  22. O carro é feio demais, mas não importa, né, hehehe…

    Mas que é feio é.

  23. Cosmo Kramer disse:

    Já ganhou, Hamilton campeão 2011

  24. Will disse:

    Se fosse vermelho eu tinha achado feião…hehehehehe

  25. Fernando M. disse:

    Todo torcedor da McLaren fica bem louco atrás de informações…
    Embora eu não tenha achado um modelo bonito, parece-me que é o carro mais “agressivo” em matéria de design dos lançados…
    Achei muito interessante o Sto Antonio normal com uma entrada de ar bipartida logo na sequência que, ao que parece, é direcionado para baixo, jogando o ar entre o difusor e asa traseira…
    O curioso é quantidade de saída de ar que direciona tudo para o difusor.
    E o escapamento aparentemente está escondido próximos à suspensão…
    O bico com aquela quila embaixo joga o ar para o lado, diminuindo o fluxo de ar para baixo, como os outros carros que tem uma quilha que encaminha o ar justamente para baixo.

    É o carro com maior quantidade de inovações dos últimos tempos, eu diria. Espero com veemência que isso signifique um carro voador!
    Go McLaren!

    • Mari Espada disse:

      Go McLaren, Go!!!
      Concordo com você, Fernando. São muitas inovações! Espero que isso traga resultados na pista! Por isso, agora começa a ansiedade para Jerez!!!

      Beijos!

  26. Leandro Magno disse:

  27. pra facilitar acho que podemos dividir o carro em 3 partes: traseira, meio e dianteira.

    a grande inovação na parte traseira é da renault, simplesmente tirou o ‘escape’ dali.
    no meio também é a renault, ali que foi parar o escape. mas é nesta parte que se concentram as mexidas da mclaren, das entradas laterais ao santo antonio.
    na dianteira acho que foi o bico da mercedes.

    poderíamos acrescentar a parte inferior do carro, aí acho que fica com a toro rosso com o assoalho duplo.

    se estas fuçanças vão dar em algo eu não sei, mas é o que vi de novo.
    deve ter mais coisas que ainda não vi

  28. Marcelo (Cascavel) disse:

    a próxima proibição da FIA vai ser os escapes…acho que a FIA vai dizer exatamente como deve ser as saidas dos escapamentos e para aonde vai esse ar

  29. felipinho disse:

    que sidepods são esses…
    coissrrorosa!!!

    • Ffigueiredo disse:

      Na lateral bem na base, daquelas aletas, tem tipo uns chifrinhos pontudos, aquilo é pra quê?? é tipo aqueles troços que tinha nas rodas das bigas romanas?

      Será que uma arma secreta pra furar o pneu dos concorrentes? rsrsrsrs

      Desculpa, não sou muito de zoar os prateados não, mas esse carro não tá ajudando.

      FF

  30. Gilmar disse:

    Escape baixo soprado no difusor.

    Com esses sidepod fica impossível de copiar a ideia da lotus renault de colocar os escapes na frene.

  31. Marcus Zangari disse:

    nao sei, meus olhos se adaptaram bem a essa inovaçao
    achei o carro lindo!
    as formas tao mto harmoniosas! desse carro vai sai coisa!!!!

  32. Gilmar disse:

    Suspensão traseira Pull Rod, como a Red Bull. Diferentemente da ferrari e das latinhas, a McLaren partiu quase do zero e fez um carro muito diferente do seu antecessor. Visualmente a traseira ficou mais magrinha também, mas ainda não consegui entender a função daquela espécie de terceiro escapamento na parte traseira do carro.

  33. Daniel Lima disse:

    Tá lindo!!
    Percebi um aumento na autura do cockpit do mp4-26 em relação ao 25.
    Deve ser pro pilotinho de autorama ver as asas traseiras das Red Bulls e Ferraris enquanto eles se distanciam hehe =))

  34. Mari Espada disse:

    Sabe o que é melhor disso tudo?
    A inovação da McLaren só mostra o quanto ela é oposta ao conservadorismo da Ferrari. =P

  35. Ffigueiredo disse:

    mas sem sacanagem agora.

    Gostei bastante da asa dianteira. Parece ser bem refinada.

    FF

  36. Ffigueiredo disse:

    Olha uma propagandinha da AKZONOBEL escondidinha ali no Difusor.

    Esses caras do MKT são F…dões mesmo viu.

    Como todo mundo tira foto do difusor dos outros, os caras me meteram logo uma propaganda do fornecedor de tintas.

    Mclata parecendo ex-bbb, pegando permuta de tudo. Rsrsrsrs
    (não resisti).

    FF

  37. Allan Wiese disse:

    Em uma coisa o MP4-26 já ganhou: o número de comentários no post de lançamento!

    E eu achei bonitão!

  38. Anselmo Coyote disse:

    Eu queria um carro assim, mas com umas adaptações… coisa pouca. Parabrisa pra não atrapalhar meus cabelos, ar condicionado e exaustor no capacete p/eu fumar meu cigarrinho sossegado. Ah… e um adesivozinho assim: I (coraçãozinho vermelho) Minas Gerais, uai.
    Abs.

  39. Dorfão disse:

    Minha nossa que carro lindo e inovador!!!!!!

  40. Edgas Mutute disse:

    Resumindo e concluindo, dos carros que até então ja foram lançados o MP4 26 é o mais bonito e inovador.

  41. Claudio CArdoso disse:

    Uma pergunta.

    O Carro ja andou e foi rapido ?

    Pq ja estao escrevendo aqui que é a tendencia a ser copiada e nao sei mais o que.

    Será que eu perdi algo ?

    • Tomás Motta disse:

      Dizer que será vencedor e já será copiado é bobagem, ainda não andou e é impossível saber. Aliás, até agora é difícil saber mesmo se Ferrari ou Red Bull irão disputar o título, o segredo é esperar.

      • claudio e tomas,

        acho que prognósticos assim não tem muita validade
        mas fazendo as vezes de advogado da turma que prognosticou acho que a única base que temos por ora pra advinhação é o desenho
        meu palpite, apesar de estar por fora do que anda rolando, é que todas tão tentando chegar na aderência aerodinâmica do ano passado
        e pra ganhar aderência aí o movimento geral tem sido ou escoar o ar inferior de algum modo inusitado ou fazer o mesmo com o ar superior
        a mclaren parece ter a solução mais agressiva para o ar superior
        o restante parece ter investido mais no ar inferior.

        mas tou curioso pra saber se teremos novamente uma ‘padronização’ dos carros como em 2010, quando quase todos viraram uma mistura de rb6 com mp4-25.

        agora, vale lembrar que whitmarsh disse hoje que os segredos do mp4-26 ainda não foram revelados… por enquanto mesmo só vimos as tomadas de ar em L e um maior entreeixos.

        mas se o diferencial competitivo pro ano for realmente a recuperação ou manutenção da aderência aerodinâmica do ano passado, então, minha aposta é sempre o ADRIAN NEWEY.

      • Tomás Motta disse:

        Alexandre, Paddy falou um pouco da função da entrada em L, repare que fala da duração dos Pirelli também:

        Queremos levar o ar mais limpo possível para a asa traseira e o assoalho do carro. Isso servirá para anular a perda aerodinâmica que tivemos com a proibição dos difusores duplos. Além disso, queremos aproveitar os compostos da Pirelli. Normalmente, os pneus devem durar cerca de dez voltas e aumentar essa duração será um desafio. Então, teremos de explorar o acerto da suspensão para diminuir o desgaste. –

  42. Leandro Magno disse:

    Vamos esperar pra ver o q do é capaz esse Alce Prateado.
    Achei bem bacana a idéia de deixar o ar “sujo” entrar para os radiadores e “filtrar” o limpo para a traseira do carro.
    O assoalho duplo tb permite que escoe uma boa dose de ar para a porção de trás do carro.
    Será q vamos ver uma repetição de 1988? Ainda é cedo pra dizer, mas os ventos desse novo sidepod apontam pra um domínio. Veremos.

  43. Tomás Motta disse:

    Olha, eu não achei feio, achei muito bonito!

    E sem falar do design, até agora um dos meus preferidos. Vamos ver se será competitivo!

  44. Gilmar disse:

    O Kers deve ser muito compacto, pois mesmo com a inovação dos sidepods conseguiram fazer uma traseira mais estreita.

  45. Fernando M. disse:

    Quando eu vejo um carro como esse, cheio de inovações ou a Renault com aquele escapamento todo diferente eu fico imaginando os outros engenheiros, sobretudo o Newey, pegando suas pranchetas e seus computadores e estudando o que cada inovação dessa faz… huahuahau!
    Já faz uma simulação no computador só pra entender o funcionamento mais ou menos, se mudaria alguma coisa no projeto do seu próprio carro…
    Deve ser bem louco isso!

  46. Will disse:

    Na verdade, quando vejo um carro como o 26, penso que ele ou andará no topo e longe dos outros, ou andará na rabeira…

    Como confio do trabalho de Woking, aposto no topo – 10 s na frente do RB7 e 30 s na frente daquela pick-up vermelha…

    ;)

    • Fernando M. disse:

      hahaha! Já pensou? Iria ser até chato! hahah
      Mas espero que esse caro seja voador mesmo… e eu quero que a Ferrari se f…exploda! hehehe

  47. […] Lançamento do McLaren MP4-26 […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s