Um dia inesquecível…

Publicado: 04/02/2011 por Mari Espada em Artigos, Formula1
Tags:,

A noite dessa quinta-feira foi terrível para dormir. Eu me virava na cama como se houvessem formigas devorando cada centímetro da minha pele. Mas esse grupo de predadores tinha somente um nome: ansiedade. Afinal, o tão esperado lançamento do MP4-26 ocorreria dentro de horas, na manhã da sexta-feira 04 de fevereiro.

E o dia amanheceu nublado na minha cidade. Era o cenário perfeito para uma ambientação do inverno europeu, mais precisamente de Berlim, onde o evento da Vodafone McLaren Mercedes ocorreu.

Então me conectei ao site da equipe, onde o evento seria transmitido ao vivo e aguardei. Aguardei roendo as unhas pacientemente. E conforme se aproximava o horário, parecia que os minutos tornavam-se mais longos. A tortura parecia eterna!

Porém pontualmente às 9hs, no horário de verão brasileiro, começou a transmissão. E finalmente todos os torcedores mclaristas puderam respirar aliviados. Chegou a hora!

Então em uma dança sincronizada, os mecânicos, engenheiros e colaboradores da McLaren apareceram transportando peças do MP4-26, demostrando que em Woking o trabalho em equipe é incentivado e reconhecido.

Aquelas imagens encheram meus olhos de lágrimas, mas enxuguei-as rapidamente e me concentrei em fazer print screens do vídeo, para atualizar o post do lançamento aqui no Ultrapassagem. Foi uma verdadeira gangorra entre a razão da escritora e a emoção da torcedora.

E aos poucos vi o sonho mclarista para 2011 ser construído diante de mim, peça por peça, em um lançamento digno de uma equipe inovadora, como a McLaren viria a se posicionar para este ano.

Com isso, o belo evento transformou-se em um belo carro cromado, que pareceu mais escuro do que seu antecessor, talvez por estar refletindo o acinzentado céu germânico.

Mas a causadora de maior espanto não foi sua pintura, e sim sua forma. As linhas agressivas e nada comuns do MP4-26 feriram os olhos de muitos fãs do esporte, que automaticamente o julgaram feio, senão horroroso.

Por sorte outros fãs, poucos porém suficientes, compartilharam da minha percepção, identificando a beleza em suas duras curvas. Beleza pela qual me apaixonei à primeira vista, mas que muitos precisarão de tempo para acostumar o olhar com suas linhas, volume e proporção.

Sendo que tal forma segue estritamente a função de chegar aos níveis de downforce do ano passado, mas agora sem a utilização do difusor duplo, através da criação dos sidepods em L, do maior entre-eixos e da entrada de ar acima do santantonio, segundo disse o diretor da engenharia Tim Goss.

E o chefe da equipe, Martin Whitmarsh, informou que ainda existem mais novidades para serem divulgadas e testadas até o Bahrein, que estão provavelmente relacionadas às asas traseira e dianteira, e também à solução de escape. Proporcionando um refinamento ainda maior no design do MP4-26 e que continuará a ser desenvolvido durante a temporada em um ambicioso objetivo traçado pela equipe, para evitar problemas de desempenho como ocorreu no final da temporada passada.

Contudo o carro não irá mudar muito sua aparência, o choque principal foi mesmo descarregado no dia de hoje. Que foi, por sinal, um dia inesquecível. Eu jamais iria imaginar o impacto que esse lançamento teria sobre mim.

Um simples e original evento, que apresentou um criativo e inusitado carro, transformou a minha compreensão do que significa torcer por uma equipe. E daqui em diante, farei de tudo para acompanhar os lançamentos anuais da McLaren, porque além de um dia inesquecível, foi uma experiência incrível.

Agora, eu estou ansiosa para ver o meu MP4-26 na pista de Jerez no próximo dia 10, e você?

comentários
  1. Lucas Domakoski disse:

    Belo texto, Mari!
    Infelizmente não pude acompanhar o lançamento ao vivo, mas depois procurei o máximo de informações disponíveis na internet… =P
    O carro é uma obra-prima, pelo menos visualmente. Só que admito o meu incômodo com o tamanho do entreeixos do carro. Já deu mer** no ano passado, será que não vai dar novamente? Eu tinha comigo que eles fariam um carro mais compacto, o que aparentemente não ocorreu. Veremos como será o desempenho dessa bela máquina em Jerez.

    • Mari Espada disse:

      Obrigada Lucas, que bom que gostou do texto, escrevi com o coração…
      Sobre o entre-eixos, também fiquei um pouco surpresa, pois como você esperava um carro mais compacto. Isso vai ser complicado nas corridas mais travadas. Mas confio na aposta da McLaren.

      Que venha Jerez!

      Beijos!

      • Leandro Magno disse:

        Tem havido, nos últimos anos, a disseminação do mito que diz q a distância entre eixos é determinante para diferença de desempenho de um carro em curvas de baixa e de alta. Isto só é verdade para diferenças muito grandes de comprimento, as quais as regras das dimensões dos carros sequer comportam.
        O bom desempenho em curvas de baixa está ligado, sobretudo, ao grip mecânico do carro que, por sua vez, está diretamente ligado ao arranjo das suspensões; e tb a capacidade de tracionar e sair com velocidade destas curvas (mapeamento do motor e suspensões novamente).
        Se vc comparar as fotos dos dois carros e contar os azulejos entre as rodas, verá q a diferença entre os entre-eixos dos dois é mínima; e parece até q no comprimento total eles são iguais.


        Portanto, n se preocupem com o tamanho de entre-eixos do novo carro – a preocupação deve ser: a Mclaren conseguirá um ajuste de suspensão para um grip mecânico do nível q o 24 possuia?
        Lembrem-se q nos últimos anos só os Touros Vermelhos têm usado pull rod. Será q essas outras equipes vão conseguir um bom ajuste logo de cara, ou vão passar meia temporada tentando entender como esse sistema funciona nos carros modernos?

  2. avx disse:

    Este carro é bastante diferente de todos os outros, eu imaginava que a Mclaren iria seguir a tendência das outra equipas na construção do bico, mas não, prefiriram marcar a diferença, por isso é que eu admiro esse time. Mesmo que o desempenho não seja tão bom como todos nós Mclarianos esperamos tenho a certeza que o dia de ontem ficará nas nossas mentes. Agora só resta esperar pelos primeiros testes do MP4-26.

    abços

    • Mari Espada disse:

      Eu sempre fui uma criança “do contra”, se todos queriam sorvete, eu queria bolo, sabe? Hehehe.
      É o sangue McLarista que corre em minhas veias. O gosto pelo diferente! Pelo inusitado! =)

      Beijos!

  3. Marcus Zangari disse:

    Como já citei no post sobre a divulgaçao do carro…
    Achei o carro lindo!
    e tenho ctz q dai sai coisa!!
    to botando muita fé no lewis nas classificaçoes mas aposto em corridas consistentes do button! mas que dessa flecha de prata sai coisa, ah sai!!!

    • Mari Espada disse:

      Marcus, eu aposto todas as minhas fichas no MP4-26 de número 3. Mas estou ciente que o número 4 vai dar dor de cabeça. O que será bom, pois trará mais pontos para a equipe no WCC.

      Go Lewis!

      Beijos!

  4. Edgas Mutute disse:

    Todos nós estamos bastantes confiaveis com este carro.« Se não houvesse esperança não estariamos aqui lutando»
    Para mim de todos os carros lançados este é o mais bonito, apesar que esta beleza tambem tem que se transformar em velocidade e competividade na pista, mas vale lembrar que a nossa equipa de uma capacidade incrivel de densevolver carros ao longo de uma temporada.

    Pessoalmente tenho a certeza que desta vez vamos lutar para os dois campeonatos ate ao fim.

    • Mari Espada disse:

      Edgas, eu também acho o MP4-26 o mais bonito deste ano. E fico inconformada com as pessoas que o acharam feio. Mas tudo bem, o diferente sempre causa repulsa, até que se acostume com ele. É só questão de tempo… e de velocidade! Pois ninguém consegue achar feio um carro voador! Hehehe. Por isso estou ansiosa para ver essa fecha de prata em ação!

      Go McLaren!

      Beijos!

      • Alex-Ctba disse:

        Mari não me espanta vc achar o carro bonito, já que vc tb acha o novo Uno bonito =p

        P.S. Bela crônica cotidiana, gostei muito!

      • Claudio CArdoso disse:

        Ou quem sabe apos o fracasso do diferente, até o fim do ano a Mclaren nao fique igual a Ferrari e a Redbull

  5. Will disse:

    Ah que dia…se meu chefe soubesse mandaria descontar meu ponto!

    • Mari Espada disse:

      Hahaha, verdade! =P
      No meu caso foi diferente, peguei umas horas do meu banco de horas e fiquei em casa! Mas claro que isso foi uma medida extrema, devido a mudança de endereço da empresa. Murphy é fo**, né? 365 dias no ano e eles resolvem mudar bem no dia do lançamento do MP4-26? Que zica!
      Mas fato é que agora eu vou querer pegar folga em todo lançamento da McLaren, hehehe. Já vou avisar meu chefe: são duas folgas fixas no ano, no dia do lançamento e na sexta de Interlagos.

      Aliás, alguém já comprou os ingressos??? Eu já!!! =D
      Vamos gente, quero todo mundo em Interlagos comigo!

      Beijos!

  6. SPLASHSPORTSLINE disse:

    De fato o evento do lançamento do carro foi criativo e o projeto do carro foi agressivo e inovador;porém,a McLaren meio que estagnou há um bom tempo;ainda é e será por muito tempo uma equipe TOP,entretanto,precisa o quanto antes mostrar a que veio;traduzindo:necessita rapidamente de um título de construtores.O último foi há 12 anos,com um carro fantástico projetado pelo Adrian Newey:

  7. SPLASHSPORTSLINE disse:

    E a propósito,lhe peço desculpas pela minha grosseria;parabéns pelo seu sensacional texto,que expressa da forma mais íntima seu sentimento pela equipe que também considero a melhor da F-1 da história (arranjei confusão com os ferraristas,hehehe).
    E aproveitando esse momento,fazendo referência a um vídeo que inseri antes,não sei se você já viu,mas aí vai:

    • Mari Espada disse:

      Splash, apesar da McLaren estar me devendo um WCC há 12 anos, eles nunca deixaram de brigar pelo título, e isso é importante para manter-se como uma equipe TOP; então não enxergo a urgência desesperada que você cita, sinceramente.
      E obrigada pelos elogios ao meu texto, e principalmente à McLaren. =)

      PS. Lindo vídeo, obrigada por compartilhar conosco! É de arrepiar!

      Beijos!!!

  8. FULVIO N. BECHELLI disse:

    CARA MARI, COMO SEMPRE TUDO BEM DESCRITO. PARECE ATÉ QUE VÍ TUDO ISTO.
    PARABÉNS E CONTINUE COM ESTE ENTUSIASMO.
    FULVIO

    • Mari Espada disse:

      Muito obrigada Fulvio! =)
      E pode deixar que esse entusiasmo já faz parte de mim. Mas às vezes eu erro na dose e chego à beirar a histeria, hehehe. =P

      Beijos!

  9. […] Quer saber como? Veja no texto: Um dia inesquecível… […]

Deixe uma resposta

