Ultrapassagens…

Publicado: 04/10/2010 por Allan Wiese em Artigos, Formula1
Tags:,

Para chegar em primeiro, deve-se passar os que estão na frente...

Mais duas etapas se passaram desde que vimos os dados estatísticos sobre ultrapassagens na temporada 2010. Da última vez, tínhamos os dados contabilizados até o Grande Prêmio da Bélgica. Para esse post, teremos algumas informações novas a serem acrescentadas: ranking das ultrapassagens desconsiderando os carros de Lotus, Virgin e Hispânia; e ranking das ultrapassagens entre os pilotos de McLaren, Red Bull e Ferrari.

Primeiramente vamos a ranking geral.

Ranking geral de ultrapassagens. Temporada 2010. Panorâma pós-Cingapura.

Alonso continua liderando, mas Lewis não é mais o segundo colocado devido aos seus dois abandonos na Itália e em Cingapura. Sutil e Alguersuari foram mais combativos nessas duas corridas e ultrapassaram Massa na tabela. Dos postulantes ao título, apenas Webber aumentou o número de manobras em sua conta.

Agora, para deixar as coisas um pouco mais justas, já que esse ano temos carros de desempenho bastante inferior no grid, vamos dar uma olhada em como fica o ranking sem considerarmos os carros de Lotus, Virgin e Hispânia.

Ranking de ultrapassagens. Temporada 2010. Panorama pós-Cingapura, sem Lotus, Virgin e Hispânia

O panorâma agora é bem outro. Das 38 ultrapassagens que tinha antes, Alonso perde praticamente 50% das manobras. Isso se explica pelas suas várias provas de recuperação durante a temporada. Percebe-se claramente que os pilotos que estão liderando esse ranking estão também na ponta da tabela de pontos. Exceção feita à Button, já que seu estilo é mais conservador. Destaque para Sutil, que se coloca no top-5. Interessante notar também os pilotos Kovalainen, que tem duas ultrapassagens sobre carros de outras equipes (Hamilton e Massa), e Glock, que passou um carro de outra equipe (nada menos do que Schumacher).

E agora vamos ver como fica a batalha entre os pilotos das equipes McLaren, Red Bull e Ferrari.

Ranking de ultrapassagens. Temporada 2010. Panorama entre o top-6.

Essa tabela é bastante interessante. Hamilton lidera dois rankings que podem ser feitos aqui: ultrapassagens efetuadas (maior número) e ultrapassagens sofridas (menor número), além de ter ultrapassado todos os 5 pilotos ao menos uma vez. E aqui também se confirma o que já se discutiu em diversos posts do Ultrapassagem: Vettel não é um primor em efetuar ultrapassagens, principalmente as mais importantes. Dentre estes pilotos, Massa é o que mais sofreu ultrapassagens (mesmo se não contarmos a manobra alemã). E se desconsiderarmos a ultrapassagem de Alonso em Massa na Alemanha, ele fica empatado com seu companheiro nesse quesito. É claro que é complicado fazer uma análise mais concreta sobre esses dados, devido às diferenças de rendimento dos carros nas diferentes etapas do ano. Mas ainda assim esses dados não deixam de ser interessantes de se analisar.

Daqui a duas etapas, voltaremos a analisar as ultrapassagens, acrescentando as manobras do Japão e da Coréia. Por enquanto, fiquemos com esses números.

Fonte: http://www.cliptheapex.com
Observações: essas estatísticas desconsideram manobras efetuadas durante a primeira volta, por isso podem estar faltando alguns números que nos vem à memória. Agradeço às sugestões dadas pelos amigos no post anterior.

comentários
  1. Alex-Ctba disse:

    Muito bom Allan. Esta estatística é ótima, mas só confirma o q todo mundo sabia. o maior “overtaker” da F1 é o Miltinho da Mari.

    Esses novos quadros desconsiderando a série B e tb o tira-teima entre o G3 foi muito bem sacado.

    No último quadro se fôsse futebol diríamos sobre o “saldo”:

    Ham +8
    Web +1
    But 0
    Alo -1
    Vet -2
    Mas -6

    Abs

    • Allan Wiese disse:

      E esse “saldo” do Button explica porque ele consegue ficar lá em cima, mesmo sem aparecer muito. Não ultrapassa, mas também não é ultrapassado…

      São vários os dados que ainda podem ser colocados. Para o fim da temporada os dados serão bem completos…

    • Mari Espada disse:

      “o maior “overtaker” da F1 é o Miltinho da Mari.”

      Você viu só que coisa linda, Alex!? =D
      Por isso que me encanta a pilotagem dele… simplesmente um showman do asfalto!

  2. Hamilton o cara que mais ultrapassa e menos é ultrapassado, um time forte no ataque e na defesa, engraçado que a vitima preferida de Hamilton é Webber, hehehe, só para criar caso, será que Webber bateu de proposito na ultima corida, por estar cansado de ser ultrapassado por Hamilton, hehehe.

    Os numeros não mentem, Vettel pelo amor de deus só uma ultrapassagem, sinceramente.

    • Alex-Ctba disse:

      O Webber toma do Hamilton e desconta no Massa…

      • Sirlan Pedrosa disse:

        Allan,

        Parabéns ! Muito bom mesmo. Você conseguiu mostrar o panorama atual no quesito ultrapassagem de forma exemplar.

        Aliás, os últimos três post´s (este sobre ultrapasagens, o sobre o filme Grand Prix e aquele sobre Le Mans) me dão um profundo orgulho de participar deste blog.

        Voltando ao assunto das ultrapassagens, engraçado como você ao longo do post vai desmistificando a primeira tabela apresentada, mostrando no final aquela que realmente importa e que faz a diferença.

        Fica muito claro que a impressão de que Vettel tem dificuldade em ultrapassar é totalmente respaldada pelos números.

        Impressionante também é a quantidade de ultrapassagens de Mark Webber, se considerarmos que embora muito rápido em uma volta completa, o carro da Red Bull não se destaca em velocidade final.

        Hamilton confirma nas estatísticas toda a impetuosidade mostrada nas corridas, mas é interessante lembrar que no início do ano só a Mclarem tinha o F-Duto e isso era uma grande vantagem sobre as outras equipes, vantagem essa que Button parace pouco ter aproveitado.

        Um forte abraço,

        Sirlan Pedrosa

      • Mari Espada disse:

        “Aliás, os últimos três post´s (este sobre ultrapasagens, o sobre o filme Grand Prix e aquele sobre Le Mans) me dão um profundo orgulho de participar deste blog.”

        Sirlan, não fala assim que a gente fica “se achando”… Hehehe! =P

  3. Alonso tem 18 ultrapassagens em cima de Hispania, Lotus e Virgin, o que é que Alonso tanto faz lá no final do pelotão…

    • Allan Wiese disse:

      Austrália: rodou na largada e teve que passar 5 da “série B”; Mônaco, largou dos boxes e passou 4; China: por causa das constantes trocas devido às chuvas, passou 5; passou 1 no Canadá; e as outras 3 ficam na Bélgica, também devido às chuvas.

  4. Allan Wiese disse:

    Sirlan. Fico honrado em receber um elogio vindo de você. E fico muito feliz em poder contribuir com esse blog maravilhoso…

    Quanto às manobras de Webber e Vettel: ambos ficam separados por apenas um adiantamento a mais, com vantagem para Webber, na tabela sem a “segunda divisão”. Mas na terceira tabela, nota-se claramente como Webber tem mais vantagem em efetuar ultrapassagens importantes. Seu companheiro de equipe é realmente muito fraco nesse quesito. Pelo menos ele ainda se defende bem, ficando atrás apenas de Hamilton.

    Você citou a desmistificação da primeira tabela feita com a segunda. Isso é verdade. Dois bons exemplos são Algersuari e Barrichello, que caem de 33 e 29 para 10 e 8, respectivamente. Mostra duas coisas: que são carros do pelotão intermediário e que eles tiveram diversos problemas ao longo das corridas, para serem obrigados a passarem tantas vezes os carros da “série B”.

    E a sua lembraça sobre o F-Duct é muito pertinente Sirlan. Foi uma vantagem muito grande conseguida pela McLaren no início do ano. Cito China e Malásia como exemplos: nessas duas etapas, pelo fato de ter largado um pouco mais atrás , Hamilton somou 15 manobras (já descontando as da “segunda divisão”). Várias dessas manobras seriam mais complicadas com a ausência do duto, principalmente na grande reta chinesa, a qual Hamilton aproveitou como poucos.
    E o “mineirinho” Button, como gosta de falar o Alex, mesmo quietinho, está bem na tabela. Mas vê-se que ele é um piloto que chega lá pela estratégia e não pela briga.

    • Mari Espada disse:

      Allan, parabéns!!!
      Excelente post e ótima explicação complementar neste comentário!

      Realmente China e Malásia foram duas lindas corridas do meu Miltinho neste ano… =)

      Mas se formos reduzir o mérito das ultrapassagens das McLarens devido ao uso do F-Duct no início da temporada, não deveríamos reduzir também o mérito das Redbulls? Afinal a asa flexível ajuda na velocidade do RB6 durante as curvas, um fator fundamental para facilitar uma ultrapassagem, não?

  5. Allan Wiese disse:

    Fato engraçado: agora que eu reparei que deixei o cursor do mouse aparecer nas figuras das duas primeiras tabelas, hahaha…

    • Mari Espada disse:

      Eu reparei de primeira!
      Mas nem pensei em avisar… que vacilo!

      • Allan Wiese disse:

        Eu nem sei se vou efetuar a troca das imagens… Analisando o custo-benefício, não sei se vale a pena abrir os PDFs, fazer os print-screens cuidando para não deixar o cursor, fazer os cortes nas imagens, subí-las para o worpress e publicar, hehehe…
        Ao propósito de informar elas servem…

    • e eu que até notar tava pensando que meu mouse tava com problema, hehehe…

  6. faster F1 disse:

    Esses números totais do Alonso claramente são porque ele se meteu em confusão e teve que se recuperar lá de trás. Não fez mais do que a obrigação.
    O Hamilton é o mais decidido na hora de ultrapassar, e por isso as coisas dão errado pra ele às vezes. Mas tenho certeza que, quando ele encerrar sua carreira, vai ter acertado muito mais que errado!
    Uma coisa que queria saber são quantas ultrapassagens dessas o Hamilton e o Button fizeram antes das outras equipes desenvolverem o duto aerodinâmico.
    Julianne

    • Allan Wiese disse:

      Exato quanto ao Alonso.
      E sou da mesma opinião em relação ao Hamilton. É só ver que ele está frente do Button mesmo tendo tido dois abandonos por teóricos erros dele (concordo em relação à Monza e discordo em relação à Cingapura).

      Sua curiosidade é pertinente. Vou procurar saber essas informações para colocá-las no post com os dados do Japão e da Coréia.

      E bem vinda ao blog.

Deixe um comentário