Quem vai ocupar a vaga de Kubica? Senna será testado!

Publicado: 08/02/2011 por Claudemir Freire em Artigos, Formula1
Tags:, , , , , ,

Kubica, vaga cobiçada e futuro incerto...

Logo após o acidente de Robert Kubica no domingo começaram as especulações de quem poderia ocupar a vaga do polonês, esse evento desencadeou uma pequena gossip season, que começaria apenas em Mônaco e pasmem os comentários não se restringem apenas a vaga do piloto da Reanult. Boullier afirmou agora a pouco os candidatos a vaga.

Então vamos conhecer os candidatos e suas chances.

Bruno Senna tem muito a seu favor,  é a primeira opção da equipe, ele estará nos testes dessa semana. Nesse caso ele tem a chance de ouro para mostrar para o time que pode liderar o carro, manter o nível que o polonês trazia e conseguir a vaga,  mas contra ele é o fato de não ter o perfilde líder, será uma grande surpresa se ele estiver no grid no Bahrein.

Nick Heidfeld, de grande azarão a favorito, o alemão corre por fora, principalmente por ser um piloto experiente e poder levar um nível técnico ainda melhor que Kubica, já que é comprovadamente um piloto que melhor desenvolve carros que seu antigo parceiro de equipe na época da BMW. Contra ele pesa o fato de não ser um piloto vencedor, nunca venceu sequer uma corrida na categoria.

Vitantonio Liuzzi, talvez quem tenha menos chances pela vaga, mas como Boullier afirmou agora a pouco, ele está dentro dos planos da equipe, e suas poderão aumentar e muito caso haja um fiasco de Bruno Senna e as negociações com Heidfeld não evoluam.

Ainda no páreo!

Nico Hulkenberg, talvez o melhor piloto para a vaga, mas tem um contrato vigente com o endividado Vijay Mallya, que assim como o nosso querido Frank Williams, venderá o passe do piloto a qualquer momento, resta saber se a Renault estará disposta a pagar a quantia desejada pelo indiano. É um bom piloto e promissor, mas assim como Senna, peca na experiência e não tem também o perfil de líder.

Ainda correm por fora, mas como menos chances Jacques Villeneuve, Romain Grosjean, Lucas di Grassi e Pedro de la Rosa, mas todos estão de alguma maneira longe dos sonhos da equipe.

Agora o assunto que deverá tomar a mídia nos próximos dias é à saída de Mark Webber da Red Bull, até aí nenhuma novidade, tudo normal, mas sua saída se daria para uma possível transferência para Renault,  para sua vaga já há um forte candidato, Felipe Massa, que ao que consta seu empresário Nicolas Todt estaria conversando com a equipe para que isso fosse realizado já em 2012. Vale atentar que Massa tem contrato com a Ferrari até 2012.

Mas essa mudança toda se daria com a saída de Robert Kubica da Renault e sua ida pra Ferrari, e agora como fica o mercado, quem a Ferrari traria para a vaga do Massa, ou ela seguraria o piloto por não haver melhor opção disponível no mercado?

Então quem é o favorito a vaga na Renault em 2011?

comentários
  1. Edgas Mutute disse:

    Boa noite amigos.

    Por mim, eu escolheria, Bruno Senna, ou o Hifield. Luizi é um caso perdido. Se com a force India nada fez imagina agora…………..

  2. Will disse:

    Caraca…como os boatos voam!!! E isso é por que ninguém começou a vaticinar que será o sortudo (rs) companheiro do Narain na Hispania…

  3. Mari Espada disse:

    Não sei se vocês já viram, eu ainda não tinha visto… é chocante!

    Vídeo da simulação do acidente do Kubica:

  4. Cosmo disse:

    Essa é a hora certa do tio baixar no Bruno….

  5. felipinho disse:

    Chama o Kimmi!!!

    • Anselmo Coyote disse:

      Isso aí… Um caminhão de dinheiro de um lado e um de vodka do outro é o pacote de isca certo para pescar o finlandês-voador.

  6. Ffigueiredo disse:

    O Joe Saward ventilou ontem que a Renault poderia apertar o santo pros lados do Sutil.

    É especulação das brabas, mas traria um cenário interessante, uma vez que abriria uma vaga num carro bastante honesto.
    Vaga esta que dependendo do cenário não me assustaria sobrar pro competentíssimo, porém “sem grana” Lucas Di Grassi.

    Se eu sou o Sutil, largava o piano e pegava o telefone e ligava pro Boullier.

    Pra mim o Sutil é uma opção muito melhor do que o Nick.

    FF

    • Caso isso viesse a acontecer Fernando, a vaga seria do Nico Hulkenberg com toda a certeza, o máximo que sobraria para o di Grassi seria reserva imediato.

      Sobre a vaga cair no colo do Senna, eu acho que tudo depende do que ele vai mostrar nesses dias de treinos, se for bem fica, não tem porque a equipe gastar mais dinheiro pagando salários para outro piloto. Lembre-se que eles continuarão pagando os salário do Kubica, claro que menos, boa parte será do seguro, mas pagarão.

      • Ffigueiredo disse:

        Realmente, tem o Hulk na história.

        Se bem que pra mim ele é um baita enganador de torcida, com uma volta perfeita na carreira.

        FF

  7. samuel disse:

    Eu com certeza escolheria Heidfeld, ao menos pra mim Senna não mostrou capacidade ano passado a ponto de ser considerado uma boa opção de substituição.

    Só uma colocação sobre o texto Claudemir, acho meio contraditório dizer que Senna é “a primeira opção” para logo depois falar que Heidfeld é o “favorito”.

    Abraços!

    • Não é contradição Samuel.

      Ele é a primeira opção porque será testado nesses dias que virão em Jerez logo mais.

      Mas Heidfeld é o favorito caso o teste do Senna não saiam como esperado. Esperado não, não sejam extraordinário.

      Então como você vê, o Senna é a primeira opção, mas não a mais cotada para o cargo, só é a primeira digamos… por desencargo de conciência do Boullier.

  8. Lucas Domakoski disse:

    Sem dúvida, Nick Heidfeld. O único que poderia rivalizar com o alemão seria Kimi, porém este não quer mais voltar. Portanto a melhor opção, de longe, é Heidfeld. Bom acertador de carros, eficiente sem ser exuberante, possui certa experiência com os pneus Pirelli e é um dos pilotos mais injustiçados de toda a F1. Se saiu melhor que Kubica em várias ocasiões, e isso por si só já o credencia.
    Enquanto isso, Bruno Senna é um piloto medíocre que está na F1 apenas pelo sobrenome (sim, não gosto dele), Liuzzi fez uma palhaçada imensa com a Force India no ano passado e Hulkenberg, apesar do talento, ainda não tem o que é exigido para o posto de primeiro piloto de uma equipe grande.
    Tenho comigo que Heidfeld já está praticamente certo na Renault.

  9. Lucas Túlio disse:

    Torcendo pro Bruno!!

  10. Anselmo Coyote disse:

    Bruno – vai p/Sauber correr (nada de reserva). Bom demais, já que ele nunca pilotou um F1.
    Kobayashi – Renault paga a multa rescisória do Koba e dá o B. Senna de lambuja. Bom p/o japinha que vai andar num carro um pouquinho melhor e por ter mais experiência do que os 5 reservas da Renault.

    Lucas di Grassi – vai vender côco na praia do rio Sao Francisco em Carinhanha, sertão da BA. Está excelente para um trairinha de merda.

    Abs.

  11. Ron Groo disse:

    Acho que vai dar Heidfeld… Seria o melhor.

  12. Anselmo Coyote disse:

    Melhoir seria o Piquetinho.

  13. Vitor, o de Recife disse:

    Acho muito difícil darem a vaga pro Bruno. Um piloto sem experiência de F1 – ou vocês acham que aquele carro da Hispania era um F1? – ao lado do imprevisível Petrov?? Seria um fiasco certo.

    Heidfeld seria uma excelente escolha para o momento. Pode não ser brilhante, mas é experiente, rápido e, o mais importante, traz pontos. Vejam a temporada-tampão que fez na Sauber, com poucas corridas, quase sem testar – culpa do regulamento tosco. Em apenas 5 corridas, fez o mesmo número de pontos que o mosca-morta Pedro de la Rosa. E está livre de qualquer contrato, baratinho e doido pra correr. Apostaria nele.

    Sobre o Grosjean, vejo suas possibilidades iguais ao do Bruno Senna. É um piloto que conta com o aval de Eric Boullier, mas assim como o brasileiro, não o vejo pilotando pela Renault.

    Liuzzi seria uma surpresa, mas até que uma opção interessante. Apesar de ter sido dispensado sem nenhum pudor pela Force India, não fez uma temporada tçao ruim como a pontuação sugere: foi melhor que o companheiro no início da temporada e no final. Uma clara demonstração de inaptidão às atualizações do carro da Force India, favoráveis ao companheiro – de longa data na equipe, ressalte-se.

    Já o próprio Sutil flertou com muita intensidade com a Renault. É uma poção interessante e nada absurda: todos na Force India adorariam ter Hulkemberg como titular e Sutil está louco para sair de lá. Um happy end geral. Já “The Hulk” na Renault seria uma clara intervenção do Bernie; difícil, mas nada impossível.

    E Kimi? Só nos meu sonhos (e do Coyote)…

    • Lucas Domakoski disse:

      E nos meus também!
      Sempre fui fã do Kimi…seria excepcional vê-lo de volta…
      Gostei da sua sugestão quanto ao Sutil, Vitor…eu nem havia pensado nisso! Seria realmente muito interessante ver o Sutil com um bom carro e o Hulk tendo mais uma chance.

  14. Will disse:

    Como já li no CC (do nosso amigo @Speeder76), o Kimi investiu muita grana no Rali (putz…que carro lindo ele vai correr esse ano!) e acho que está muito bem gastando a grana que a Mafia deu para ele…ou seja: não volta nem com muito picolé de graça no paddock.

    Ou seja, opções experientes: Nick e Pedro de la Rosa – eu não contrataria por uma questão física (nenhum dos dois aguenta mais o tranco da F1 – ainda mais nessa temporada com 20 provas).

    Sutil e Hulk: bacana, mas será que o Sr. Mallya aceitaria ceder seus pilotos sem alguma compensação financeira (lembrando que ele está na corte inglesa a gastar algumas boas libras).

    Senna e Grosjean: complicado – mas pelo menos o B. Senna conhece mais pistas do calendário que o Grosjean.

    • Lucas Domakoski disse:

      Ah…não sei ao certo, mas não creio que o Nick esteja tão mal fisicamente…
      Acredito que ele consiga passar por uma temporada inteira sim. Ainda prefiro arriscar um possível cansaço dele do que um fracasso certo com Liuzzi, Senna ou Grosjean…

  15. Lucas disse:

    deviam chamar o KIMI e o cara ainda podia ganhar o campeonato e esfregar na cara da ferrari !

    • Anselmo Coyote disse:

      Lucas,

      Com um carro bom ele disputaria o título, no mínimo. Mas a F1 não o merece há tempos.

      Interessante… A Renault é mesma uma canstrona, não? Tem 5 pilotos pagantes, contratados como reservas, e agora, na hora da onça beber água, ela vai pagar alguém… rsrsrs. Isso é que é enganar os trouxas… rsrs.

      É óbvio que a situação dela não é tranquila. Afinal, juntando os 5 não se faz 1. Mas, o dinheiro deles foi “bem vindo”, né? E agora? Não se cumpre a palavra? Será que o cara pagaria se soubesse que numa hora dessas seria preterido? Acho que não (vai saber…).

      Descobrir desse jeito que além de ser piloto de araque é também reserva de araque é f.da.

      Quem criou essa situação não foram os pilotos. Foi a equipe. Agora ela vai usar esse dindin para pagar o mico de ter que contratar um piloto de verdade e arrisca a ser processada ainda.

      Já pensaram, quando o piloto de verdade tiver correndo, marcando pontos e quem sabe alguns pódios, os 5 patetas se entreolharem e disserem: nós que estamos pagando esse cara… rsrsrs.

      Muito hilário tudo isso.

      Desculpem, amigos. São só reflexões de um Coyote azedo.

      Abs.

  16. Remédios, a bela disse:

    Bom mesmo seria o Kimi, mas ele não aceita. Então torço pelo Piquet ou o Kobayote, mas se ficarem ainda na dúvida a solução ideal seria contratar um grande amigo meu, um tal Coyote que guia um golf a 200 por hora e nem tem massagista particular. rsrsrsrs
    Abraços.

  17. Marcelo Brum disse:

    Caros amigos,

    Sinceramente, o Senninha deve fazer os testes em Jerez – até por falta de tempo hábil para colocar outro nome que não esteja ambientado com a equipe -, mas, salvo um desempenho absurdamente bom dele é claro que Boullier preferirá um piloto de maior experiência para o seu cockpit vago. Até porque seria um tremendo risco para uma equipe que necessita de resultados contar com dois pilotos verdes. Acho que isso está fora de questão. Resta saber quem assumirá essa vaga.

    PS: Pilotos reservas não passam de reservas. É apenas uma maneira educada de chamar o “quebra-galho” ou o “severino”, como queiram.

  18. Marcelo Brum disse:

    Notícia:

    A Hispânia começou bem o ano… Bem mal!

    Além de atrasar o lançamento do carro da temporada ainda não vão participar das sessões de testes em Jerez – vão fazer filmagens para a Pirelli em Monza, pode?

    É uma verdadeira equipe “caça-níqueis”, não sei como é que pode correr na F1 com tamanho amadorismo.

    http://www.f1fanatic.co.uk/2011/02/08/hrt-to-miss-jerez-test-and-go-to-monza/

Deixar mensagem para Vitor, o de Recife Cancelar resposta